terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

RPDC e os Jogos Olímpicos de Inverno



Na próxima sexta feira (09-02-2018) começa os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, a 23ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Às vésperas da abertura do evento, a ansiedade e entusiasmo toma conta de todos os coreanos interessados no desempenho dos atletas nacionais. Mas há coisas no passado que aumentam o orgulho nacional e deixam todos mais confiantes, embora nem tudo tenha sido tão positivo.

A República Popular Democrática da Coreia fez sua primeira aparição em Jogos Olímpicos de Inverno de 1964, a 9ª edição, que foi realizada em Innsbruck, na Áustria, enviando 13 atletas (6 homens e 7 mulheres) para competirem em duas modalidades (patinação em velocidade e esqui cross-country).

Naquela ocasião a RPDC fez história ao conquistar uma medalha de prata com a patinadora Han Phil Hwa, o que foi a primeira medalha para a Coreia na história dos Jogos Olímpicos de Inverno. A Coreia do Sul conquistaria a primeira medalha apenas em 1992.


Depois da boa aparição em solo austríaco, a RPDC participou das edições de 1972, 1984, 1988, 1992, 1998, 2006 e 2010 e retornará em 2018 após 8 anos longe dos campos gelados.

Em 1972, após a boa estreia, a RPDC decepcionou ao não obter nenhuma medalha, enviando 6 atletas (todas mulheres) para a competição realizada no Japão. E em 1984, em Sarajevo (atual capital da Bósnia e Herzegovina) na então Iugoslávia, não foi bem novamente com seus 6 atletas (3 homens e 3 mulheres) que competiram apenas em patinação em velocidade.


As coisas não eram fáceis, cada pequeno avanço era uma conquista, mas parecia que a medalha de Phil Hwa tinha sido uma mera sorte ou ocasionalidade. Em Calgary, Canadá, em 1988, mais uma vez nenhuma medalha foi para a RPDC que enviou 6 atletas (3 homens e 3 mulheres) para competirem em patinação artística e patinação em velocidade, mas o desempenho visivelmente teve progressos e em 1992, em Albertville, França, a medalha de bronze veio por meio de Hwang Ok Sil, do esqui alpino masculino. Vale destacar que nesta ocasião a RPDC aumentou drasticamente o número de competidores: 20 atletas (9 homens e 11 mulheres - para 5 esportes (esqui cross-country, esqui alpino, patinação artística, patinação em velocidade e patinação em velocidade em pista curta).

Em 1998, quando o país estava começando a se recuperar da turbulência interna que foi Árdua Marcha, enviou uma pequena delegação de 8 atletas (2 homens e 6 mulheres) para Nagano no Japão, para competirem em patinação em velocidade e patinação em velocidade em pista curta, mas não conquistaram nenhuma medalha.

Em 2006, a grande vitória foi a cerimônia de abertura com norte e sul entrando juntos com a bandeira da Coreia Unificada. A delegação era de apenas 6 atletas (2 homens e 4 mulheres) para competirem em patinação artística e patinação em velocidade em pista curta. Mas nenhuma medalha foi para a RPDC.

Em 2010, em Vancouver, Canadá, a RPDC fez uma participação praticamente simbólica, enviando apenas 2 atletas: Ri Song Chol (homem) e Ko Hyon Suk (mulher), que competiram respectivamente em patinação artística e patinação em velocidade.

Por questões políticas a RPDC acabou não participando de algumas competições e não foi diferente na edição de 2014, que apesar de ter sido realizada em Sochi, na Rússia, envolvia outras questões no meio e não foi feito nenhum esforço no exterior para chamar a RPDC a participar.

Seria completamente previsível se a RPDC não enviasse uma delegação para a 23ª edição a ser realizada em fevereiro de 2018 em Pyeongchang, na Coreia do Sul, mas graças à uma proposta de diálogo saudável que partiu do norte, as relações inter-coreanas tiveram melhora considerável, o que ajuda no campo político e no esportivo, e a RPDC participará do evento enviando 10 atletas de 4 modalidades - esqui alpino, esqui cross-country, patinação artística e patinação em velocidade em pista curta - além da equipe de hóquei no gelo feminina unificada. Novamente os atletas do norte e do sul entrarão juntos na abertura do evento sob a bandeira da Coreia Unificada.

Espera-se boa participação da RPDC na edição, sobretudo com a equipe de hóquei no gelo e também acredita-se muito em uma medalha vinda do casal de patinadores Ryom Tae Ok e Kim Ju Sik que já mostraram seu potencial em outras competições internacionais.

http://bit.ly/2E7ckeZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário