quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Discurso de Kim Il Sung na formação das forças armadas regulares



Em 8 de fevereiro de 1948, o Presidente Kim Il Sung desenvolveu o Exército Revolucionário Popular da Coreia em forças armadas regulares, declarando assim o nascimento do Exército Popular da Coreia.


Pyongyang, 8 de fevereiro de 1948


Camaradas oficiais, suboficiais e soldados do Exército Popular da Coreia.

Queridos compatriotas,

Ao celebrar o segundo aniversário do Comitê Popular da Coreia do Norte, órgão genuíno do poder popular, proclamamos hoje a fundação do Exército Popular da Coreia, as primeiras forças armadas regulares pertencentes ao povo na história da Coreia. O povo coreano, que foi submetido a toda persecução e supressão sob as baionetas dos imperialistas japoneses, tomou o poder para suas próprias mãos após a libertação e começou a criar uma vida nova e feliz. E agora eles têm seu próprio exército regular de pleno direito para defender o país e a nação.

Expressando o grande orgulho nacional e alegria do povo livre da Coreia, profundamente saúdo a criação do Exército Popular.

Todo o povo do norte e do sul da Coreia agora podem mostrar seu orgulho diante do mundo inteiro em ter seu próprio exército moderno e regular para lutar pela liberdade e honra do país.
Nós fundamos hoje o Exército Popular para promover a independência e a soberania do país de forma democrática.

Nosso povo colocou os fundamentos políticos, econômicos e culturais para construir um Estado democrático independente e soberano na Coreia do Norte em pouco mais de dois anos após a libertação. Com o estabelecimento do poder popular e a aplicação das reformas democráticas realizamos o desejo nacional e ardente das grandes massas populares, abrindo assim novas perspectivas amplas para o avanço social. No ano passado, elaboramos um plano econômico nacional e o realizamos com sucesso, fazendo assim nossa primeira grande contribuição para estabelecer a base de uma economia nacional independente. Com a mudança de moeda, nossa gente agora possui sua própria moeda e consolidou as bases para a independência financeira do nosso país.

Foi elaborado o projeto de Constituição Provisória da Coreia, que validará legalmente os resultados das reformas democráticas e a construção da democracia na Coreia do Norte e estabelecerá as bases legais para a República Popular Democrática da Coreia no futuro.

Mas até agora, não possuíamos um exército regular do povo coreano para defender todos esses ganhos por força de armas.

Qualquer Estado independente e soberano tem seu próprio exército. Nenhum Estado pode ser completamente independente e soberano sem o seu próprio exército. Nosso país esteve ocupado pelos imperialistas japoneses porque o povo coreano não tinha nenhum exército suficientemente forte para derrotar o exército imperialista japonês.

Portanto, se nosso país se tornar um Estado completamente independente e soberano, é indispensável ter um poderoso exército popular capaz de defender o país e a nação e de repelir qualquer tentativa de invasão. A necessidade de criar seu próprio exército tornou-se muito urgente e vital para o povo coreano, particularmente nas circunstâncias sérias que a reunificação, a independência e a soberania do nosso país foram retidas por mais de dois anos desde a libertação como resultado das manobras viciosas na parte dos imperialistas dos EUA e seus lacaios para dividir nossa nação e transformar nosso país mais uma vez em uma colônia.

Nosso povo não pode ser mero espectador, enquanto os imperialistas dos EUA e seus lacaios realizam sua política de divisão nacional, nem podemos esperar que alguém venha nos dar independência e organizar um exército para nós. O povo coreano deve construir um Estado democrático independente e soberano inteiramente por seus próprios esforços e deve fazer todos os preparativos para a criação de um governo unificado. Devemos organizar o exército por conta própria, promovendo assim a construção de um país unificado, independente e democrático.

Não é por acaso que um Exército Popular tenha sido criado na Coreia do Norte. Isso ocorre porque é apenas na Coreia do Norte, onde o povo se tornou mestre do Estado, que foi possível criar um exército popular para defender o país e a nação. É inconcebível encontrar um verdadeiro exército nacional do povo coreano na atual Coreia do Sul, que está sob o governo militar dos EUA e onde os elementos pró-japoneses e os traidores da nação tomaram o "poder" e estão treinando seus terroristas.

Nosso povo, que corajosamente proclama o caminho para que toda a Coreia siga, realizando reformas democráticas e construindo com sucesso a economia e fazendo avanços culturais na Coreia do Norte, vai, através da organização do Exército Popular da Coreia hoje, fortalecer o poder da base democrática na Coreia do Norte e estabelecer uma base sólida para que as forças armadas da República Popular Democrática da Coreia sejam criadas em um futuro não muito distante. O povo da Coreia do Sul, que é imensamente encorajado e inspirado pela construção da democracia na Coreia do Norte, considerará o nosso exército popular fundado hoje como seu próprio exército e sua própria força.

Assim, a fundação do Exército Popular dará poderoso incentivo aos nossos pais e mães, irmãos e irmãs na Coreia do Sul, que agora sofrem sob a opressão do governo militar dos EUA e do grupo reacionário e traidor, em sua luta pela reunificação e independência do país ao longo de linhas democráticas.

Além disso, criamos o Exército Popular para defender a base democrática da Coreia do Norte e os frutos das reformas democráticas - o trabalho de base para o estabelecimento de uma República Popular Democrática unificada - da invasão do inimigo e para garantir a segurança e a felicidade do povo na Coreia do Norte.

Como é sabido para todos, os imperialistas dos EUA, os elementos pró-japoneses e os traidores da nação na Coreia do Sul, não se limitam a difamação e falsa propaganda na tentativa de dificultar nosso desenvolvimento democrático e construção pacífica. Eles também estão fazendo todas as tentativas para destruir nossa preciosa propriedade do Estado e lançar a vida do povo norte-coreano à um caos enviando um grande número de terroristas envolvidos exclusivamente em assassinatos, incêndios criminosos e subversão. Seguramente, essas atividades terroristas estão totalmente expostas e frustradas em cada passo pela força unida e alta força revolucionária do nosso povo. No entanto, quanto mais firme a base democrática da Coreia do Norte e quanto maior as vitórias de nosso povo, mais frenéticos se tornarão os imperialistas dos EUA e os reacionários da Coreia do Sul e, com mais violência, o inimigo tentará destruir os frutos das reformas democráticas e da construção econômica na Coreia do Norte.

Portanto, devemos encontrar o Exército Popular para defender firmemente o sistema democrático estabelecido na Coreia do Norte e a vida feliz do nosso povo e impedir que forças reacionárias e elementos subversivos estraguem o mais mínimo grau de todos os preciosos resultados obtidos pelo povo norte-coreano na sua luta desde a libertação por independência, soberania e democratização do país.

Devemos lembrar que somente quando somos fortes e prevalecem as forças democráticas, a paz genuína pode ser preservada, a liberdade do país e povo são garantidas, e o inimigo não poderá tentar qualquer ataque imprudente contra nós. Portanto, longe de apresentar uma ameaça de guerra civil fratricida, como afirmado na propaganda viciosa dos reacionários, o fortalecimento das forças democráticas e a fundação do Exército Popular na Coreia do Norte impedirão o imperialismo dos EUA e os reacionários da Coreia do Sul a iniciarem a guerra civil.

Camaradas oficiais, suboficiais e soldados do Exército Popular da Coreia,

Caros compatriotas,

O Exército Popular que fundamos hoje é um exército de um novo tipo, fundamentalmente diferente do de um país capitalista.

O exército de um país capitalista é organizado para defender e manter com força de armas o sistema de opressão e exploração dos trabalhadores - a grande maioria da população - no interesse de um punhado de capitalistas e proprietários e atacar outras nações e invadir os territórios de outros países.

Vimos esse tipo de exército vividamente na Alemanha hitlerista e no Japão militarista, e nós o vemos agora em todos os países capitalistas. Em particular, o exército dos EUA que depois da guerra entrou em países como a China e Grécia, que não foram nações derrotadas, e interferiu em seus assuntos internos, e aplicou o governo militar na Coreia do Sul, recusando-se a se retirar, tornando-se o protótipo do exército imperialista predatório de hoje.

Em contraste, o exército que criamos hoje é um genuíno exército do povo formado por filhos e filhas de trabalhadores, camponeses e outros setores do povo trabalhador coreano, que lutaram pela libertação e independência da nação coreana e pela felicidade das massas contra as forças agressoras imperialistas do exterior e as forças reacionárias nacionais. Portanto, se algum inimigo tentar infringir a liberdade do nosso país e destruir a vida feliz do nosso povo, os soldados do Exército Popular irão lutar até a última gota de sangue para derrotá-los, e eles vão defender o país e o povo até o fim. Esta é a característica mais importante do Exército Popular que fundamos.

Outra característica específica do nosso Exército Popular é que sua espinha dorsal é composta de verdadeiros patriotas da Coreia que dedicaram tudo no passado à luta armada anti-japonesa pela libertação do país e as pessoas que estiveram diante da brutal supressão imperialista japonesa.

Depois que os imperialistas japoneses ocuparam o nosso país, os verdadeiros patriotas tomaram as armas em casa e no exterior e travaram árduas batalhas nas guerrilhas contra o imperialismo japonês. Quando os elementos pró-japoneses, que agora atuam como colaboracionistas do imperialismo dos EUA na Coreia do Sul, oprimiam e exploravam o povo coreano em aliança com o imperialismo japonês e chegavam a conduzir os jovens homens e mulheres da Coreia tão queridos para nós para o campo de batalha para promover a guerra agressiva do Japão, patriotas coreanos formaram unidades armadas anti-japonesas e travaram uma luta prolongada e sangrenta contra o exército imperialista japonês que, em grande parte, os superou em número, defendendo fortemente o orgulho e a honra de nossa nação.

Nosso exército popular é criado hoje com esses revolucionários patriotas como sua espinha dorsal e com base na experiência rica que eles acumularam durante a longa e armada luta anti-japonesa.
Portanto, embora o nosso Exército Popular seja estabelecido hoje como o exército regular da Coreia democrática, é, na realidade, um exército com raízes profundas no passado. É um exército glorioso que herda as tradições revolucionárias da guerrilha anti-japonesa, experiência de batalha inestimável e espírito patriótico indomável. O nosso exército, assim está equipado não só com armas, mas também com a experiência de combate, o ardente patriotismo e o nobre espírito revolucionário de nossos precursores revolucionários, e é um exército de ferro que irá espantar qualquer invasão inimiga e sempre ser vitorioso.

O fato de nosso povo ter fundado um exército soberano tão magnífico e glorioso demonstra mais uma vez ao mundo que a nação coreana é totalmente capaz de construir um país independente rico e forte por conta própria e de elevar seu país para se classificar entre os Estados mais desenvolvidos do mundo. O fato de ter construído um exército tão excelente por nós mesmos também mostra claramente que nós, coreanos, não podemos e não vamos deixar nosso destino nas mãos dos imperialistas dos EUA e de sua ferramenta, a "Comissão Temporária da ONU sobre a Coreia", nem reconhecer um "governo" ou um "exército" manipulado por eles.

Ao proclamar ao mundo hoje em nome de todo o povo a fundação do Exército Popular da Coreia, declaro solenemente mais uma vez que o destino da nação coreana só pode ser moldado pelo próprio povo coreano e que a questão coreana nunca pode ser resolvida pelos imperialistas dos EUA e sua ferramenta agressiva, a "Comissão Temporária da ONU sobre a Coreia".

Camaradas e amigos,

A fundação do Exército Popular enche nosso povo com grande orgulho e significa outra brilhante vitória para o mesmo. Mas, embora tenhamos o Exército Popular, não devemos nos permitir descansar ou ser levados pela vitória como certeira. A criação do Exército Popular é apenas o primeiro passo para a construção das poderosas e modernas forças armadas da República Popular Democrática da Coreia, que devem ser estabelecidas no futuro. Isso significa que apenas o esqueleto foi construído. É por isso que todas as pessoas, bem como todos os militares, devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para fortalecer e desenvolver o exército popular fundado hoje e garantir que o seu poder invencível seja demonstrado ao mundo.

Os soldados, os suboficiais e os oficiais devem primeiro se armar firmemente com o amor sem limites para o país e as povo e com o espírito de dedicar tudo a eles na luta pela liberdade do país e pela felicidade do povo.

O Exército do nosso povo não deve esquecer por um momento que nasceu do povo e serve ao povo, e que só pode ser vitorioso quando aprecia o povo e goza de seu apoio e carinho. Em particular, deve proteger consistentemente os interesses de todo o povo trabalhador liderado pela classe trabalhadora, a principal força na construção do nosso país.

Somente quando o exército está cheio de patriotismo ardente e o espírito de servir aos trabalhadores, ele pode defender os ganhos das reformas democráticas na Coreia do Norte, salvaguardar firmemente nosso país e povo de qualquer invasão inimiga e promover a completa independência, soberania e reunificação de nosso país.

Devemos conduzir vigorosamente a educação política e ideológica entre os militares para que eles imitem o elevado patriotismo de seus precursores revolucionários que participaram da luta armada anti-japonesa, cultivem o espírito de amar, respeitar, confiar e se unirem-se, fomentar a característica de atuar bravamente e assumir a liderança para cumprir suas missões, e construir uma disciplina de ferro no exército.

Os soldados, suboficiais e oficiais devem se dedicar zelosamente ao treinamento militar e ao estudo da ciência militar. Todos os soldados e suboficiais devem tornar-se proficientes no manejo de armas e estar bem versados ​​em suas atribuições militares. Os oficiais devem dominar a arte de comando e os métodos de educar e treinar os soldados e suboficiais.

O nosso Exército Popular não pode ser fortalecido apenas pelos esforços dos soldados, dos suboficiais e dos oficiais. O apoio e a assistência ativa de todo o povo são necessários para tornar o nosso exército mais eficiente e capaz de honrosamente cumprir a importante missão de defender o país e povo. Os trabalhadores devem assegurar a produção e o fornecimento oportunos e adequados de boas armas, uniformes e necessidades diárias, e os camponeses devem fornecer o exército com provisões. O povo deve amar o seu exército, manter em alta estima os militares e trabalhar para transformar o nosso Exército Popular em um exército forte e excelente, do qual podemos nos orgulhar.

Caros camaradas, soldados, suboficiais e oficiais,

Caros compatriotas,

Ao fundar hoje um exército que é genuinamente nosso, nosso povo registrou outra vitória histórica para nossa nação. Todo o povo coreano cumprimenta esta feliz ocasião com emoção ilimitada e alegria, e todos os nossos amigos em todo o mundo estendem parabéns por esta nova vitória do povo coreano em sua luta pela liberdade e independência do país.

Avancemos todos vigorosamente, com uma fé inabalável na vitória e um orgulho nacional cada vez maior, para o estabelecimento da República Popular Democrática da Coreia, para novas vitórias!

Viva o Exército Popular da Coreia, as verdadeiras forças armadas do povo coreano!

Para o estabelecimento da República Popular Democrática da Coreia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário