sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Flor imortal em louvor a Kim Jong Il


Kimjongilia, criada pelo horticultor japonês Kamo Mototeru, é uma flor da espécie begonia tuberosa.

Possui floração polipétala, é deslumbrantemente atraente, possui pétalas vermelhas brilhantes, folhas grossas e robustas e pedúnculo e folhas em forma de coração.

O horticultor japonês fez esforços minuciosos por mais de duas décadas, considerando como seu ideal criar uma flor de "Anjo da guarda", que defende a justiça, a paz, a verdade e o futuro brilhante. Ele a nomeou com o nome do Dirigente Kim Jong Il em reflexão de uma reverência ilimitada e confiança nele pela humanidade e apresentou-a como um presente.



Desde que ela recebeu o nome de Kim Jong Il por ocasião de seu aniversário, em fevereiro de Juche 77 (1988), a flor foi propagada rapidamente para muitos países ao redor do mundo, provocando uma grande sensação.

Com um entusiasmo abrangente por cultivar e propagar a flor imortal entre pessoas atraídas por seu profundo significado e beleza, estufas Kimilsungia e Kimjongilia foram construídas em Pyongyang e outras partes do país e a Casa de Exposição de Kimilsungia e Kimjongilia (também chamada de Exposição Permanente de Kimilsungia-Kimjongilia) foi erguida esplendidamente no pitoresco banco do rio Taedong.

Em março de 1995, a Associação de Kimjongilia do Norte da Europa foi formada na Suécia como uma organização internacional voltada para a propagação e disseminação da flor. Após a formação da associação anteriormente citada, foram criadas entidades similares em vários países como as do Japão, Indonésia e Etiópia, e outras regionais.

Uma exposição Kimjongilia foi realizada esplendidamente na capital da RPDC, Pyongyang, em fevereiro de Juche 86 (1997) para celebrar o aniversário de Kim Jong Il. Este evento anual tornou-se um festival internacional de flores em crescente escala com a participação de missões diplomáticas de vários países e organismos internacionais na RPDC, organizações de amizade e solidariedade e personagens de diferentes países. Foi chamado de Festival de Kimjongilia a partir de sua oitava exposição em Juche 93 (2004).


A Casa de Exposição de Kimilsungia-Kimjongilia em Pyongyang, sede do festival, está sempre lotada de trabalhadores de todos os setores da vida, jovens e estudantes, estrangeiros e coreanos residentes no exterior. Em exibição no local do 21º Festival de Kimjongilia, realizado de 14 a 21 de fevereiro de Juche 106 (2017), tinha mais de 30 000 kimjongilias em vaso, e teve cerca de 350.000 visitantes.

As exposições de Kimjongilia foram realizadas em diferentes países em todo o mundo por mais de 100 ocasiões.

A 12ª Exposição Internacional de Flores (1991), a Exposição Internacional de Floricultura em Kunming (1999), a Exposição de Begonia realizada em San Diego na Califórnia (2004), a Exposição de Floricultura em Venlo na Holanda, a Exposição Internacional de Flores na Mongólia (2014) e outras exposições mundiais de floricultura e exposições de flores conferiram prêmios diversos para a Kimjongilia.

Em 2004, a Associação Estadunidense de Begônias, sob autorização da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas, apreciou as características e o valor hortícola de Kimjongilia e registrou-a como uma nova variedade, registrando-a com nº 991.

O Instituto Kimilsungista-Kimjongilista Estadunidense postou em sua página na internet um artigo sobre Kimjongilia que dizia:

“Kimjongilia tem um significado sublime, pois leva implicitamente as qualidades do grande homem sem igual no mundo, que representa os belos sentimentos e aspirações da humanidade como a de justiça, verdade, de independência e revolução, de amor e paixão, de felicidade e prosperidade, paz e futuro.”

Hoje, o vento quente de cultivar e propagar a flor imortal está varrendo o mundo, evocando grande louvor ao grande homem.

Por: Hwang Chan Yong (Naenara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário