terça-feira, 25 de julho de 2017
Batalha em torno do lago Jangjin
Entre 27 de novembro a 6 de dezembro de 1950, as unidades combinadas do Exército Popular da Coreia cercaram e aniquilaram a força principal do 10º Corpo de Exército dos EUA.
De acordo com a política do Supremo Comandante Kim Il Sung das segundas operações na terceira etapa da Guerra da Libertação da Pátria, as unidades combinadas do EPC ativas em torno do Lago Jangjin na frente leste frustraram os ataques desesperados do 10º Corpo do Exército dos EUA que entrou no Hamhung -Jangjin-Kanggye em uma tentativa de cortar a frente do EPC no leste e oeste e seguir o caminho para a área de fronteira do norte na parte superior do rio Amnok, e mudar para um contra-ataque às 20:00 em 27 de novembro, 1950.
Eles cercaram completamente a força principal do 10º Corpo do Exército dos EUA em Sindae, Ryudam, Hagalu e Kotho-ris.
Os inimigos, sitiados em Ryudam-ri, contraatacaram na direção do monte Saung com o apoio de aviões e tanques para juntar-se com aqueles em Hagalu-ri, enquanto os de Kotho-ri fizeram contra-ataques repetidos na direção de Pusong-ri com mais de 100 aviões e 30 tanques entre 28 e 29 de novembro em Hagalu-ri.
A fim de salvar o Corpo do Exército dos EUA do cerco, os inimigos enviaram um regimento da Divisão de Infantaria dos EUA em Wonsan para Hungnam e tentaram freneticamente romper o cerco na direção da passagem de Yonggwang-Hwangcho em cooperação com um batalhão de tanques da 1ª Divisão Marinha dos EUA.
As unidades combinadas do EPC lançaram ataques aos inimigos em Sindae e Ryudam-ris na noite de 30 de novembro, a fim de evitar que eles se ligassem aos reforços.
Eles, em estreita cooperação, pressionaram as unidades da Divisão Marítima dos EUA e a Divisão de Infantaria dos EUA em três lados e aniquilaram a maioria das tropas inimigas cercadas pelo lago Jangjin antes da manhã de 1º de dezembro.
Os soldados inimigos em Ryudam-ri que escaparam estreitamente do poderoso ataque das unidades combinadas do EPC tentaram fugir na direção de Yonggwang juntando-se a Hagalu-ri.
Uma subunidade das unidades combinadas do EPC ocupando uma colina ao sul de Hagalu-ri lutou uma luta heroica para defender a colina, repelindo oito vezes de ataques inimigos e matando mais de 500 soldados.
As unidades combinadas do EPC destruíram a maior parte do inimigo sitiado em torno do lago Jangjin. Os sobreviventes fugiram na direção de Hamhung em 6 de dezembro.
Imagem: Soldados estadunidenses fugindo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário