Em 13 de novembro, há 72 anos, ou seja, em 1952, foi realizada a XX Reunião Plenária do Gabinete da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), onde foi lido o anteprojeto da resolução do Gabinete referente à implementação do sistema de assistência médica geral gratuita, o qual foi aprovado por unanimidade.
A questão da implementação desse sistema foi idealizada e amadurecida por muito tempo pelo grande Líder camarada Kim Il Sung (15 de abril de 1912 - 8 de julho de 1994).
Desde os primeiros dias da Luta Revolucionária Antijaponesa, ele iniciou a nova história do sistema de assistência médica gratuita nas zonas guerrilheiras.
Após a libertação do país (15 de agosto de 1945), ele propôs tratar as pessoas gratuitamente no "Programa de 20 pontos", democratizou o trabalho de saúde pública juntamente com a implementação de reformas democráticas e tomou uma importante medida histórica ao aplicar a assistência médica gratuita através da Lei de Seguros Sociais do Estado para os trabalhadores, funcionários e seus familiares que precisavam de ajuda médica, a partir de 1947.
Além disso, ele fundou instituições para a formação de médicos, incluindo o instituto superior de medicina e escolas especializadas em medicina, com o objetivo de formar muitos trabalhadores de saúde pública. Também instalou hospitais e clínicas em todos os cantos do país, de modo que, até o primeiro semestre de 1950, desapareceram completamente os distritos sem médicos e foi possível produzir e garantir, por conta própria, uma quantidade considerável de medicamentos e equipamentos médicos.
Em especial, durante o período da Guerra de Libertação da Pátria (25 de junho de 1950 a 27 de julho de 1953), ele experimentou profundamente a urgência da implementação do sistema de assistência médica gratuita e promoveu, um a um, os preparativos necessários para sua realização.
Durante o intenso conflito, ele se reuniu várias vezes com o ministro da Saúde Pública e outros funcionários, a quem disse:
"Implementar o sistema de assistência médica geral gratuita não é uma simples tarefa administrativa ou prática, mas uma tarefa política muito importante que materializa o anseio secular do nosso povo. Algumas pessoas podem ter dúvidas sobre como aplicar o sistema de assistência médica gratuita às custas do Estado, dado que o país enfrenta muitas dificuldades devido ao conflito. Claro, na situação atual, não é totalmente fácil implementar tal sistema por conta do Estado. Mas, por maior que seja a carga para o Estado e, mesmo enfrentando as dificuldades, nós, que compartilhamos a dor e a alegria com o povo, devemos aplicar o sistema de assistência médica gratuita com total devoção."
À medida que uma série de condições favoráveis para a implementação do sistema começavam a amadurecer, o grande Líder convocou a reunião plenária do Gabinete em 13 de novembro de 1952, com o objetivo de discutir o projeto preliminar da resolução.
Após essa reunião, os órgãos responsáveis, incluindo o Ministério da Saúde Pública, aceleraram ainda mais os preparativos para aplicar o sistema de assistência médica gratuita.
Com base nessa preparação, o sistema foi implementado em nosso país a partir de 1º de janeiro de 1953, e hoje nosso povo desfruta amplamente dos benefícios do regime de saúde pública socialista.
Kim Hyok
Naenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário