sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Sionismo

Conhecimentos gerais internacionais

O sionismo é uma ideologia reacionária dos judeus que, sob o lema de "recuperar a chamada 'terra perdida'", busca reconstruir o Estado judeu.

A ideia de que era necessário retornar à terra da Palestina para reconstruir o Estado judeu já havia surgido no início do século XVII, mas pode-se dizer que o sionismo, como corrente política, foi formado no final do século XIX.

Desde meados do século XIX, com o desenvolvimento do capitalismo nos países europeus, começou a surgir entre os judeus a ambição de estabelecer grandes empresas modernas e formar um "centro nacional judaico". Por outro lado, as potências capitalistas europeias fomentaram os sentimentos restauracionistas dos judeus, promovendo a rivalidade e a discórdia entre árabes e judeus, com o objetivo de facilitar a implementação de suas políticas de agressão no Oriente Médio.

O sionismo surgiu com esse contexto como pano de fundo.

Em março de 1897, na cidade de Basileia, Suíça, ocorreu o 1º Congresso dos sionistas, onde foi declarado oficialmente como objetivo do sionismo "estabelecer um refúgio protegido legalmente para os judeus na Palestina". Para alcançar esse objetivo, foi criada uma organização sionista global.

O sionismo incorpora um nacionalismo burguês distorcido, xenofobia e outras ideias reacionárias.

Seu princípio fundamental é a crença de que os judeus de diferentes países do mundo possuem o "direito histórico" de se reunir na "terra dos ancestrais" (Palestina e regiões adjacentes) e estabelecer um "Estado puramente judaico e igualitário".

A partir do final do século XIX, os sionistas, com o apoio da Grã-Bretanha, iniciaram uma grande migração para a Palestina, provocando constantes conflitos e atritos com os palestinos. Em maio de 1948, sob o incentivo dos Estados Unidos, estabeleceram o Estado de Israel em parte do território palestino.

O sionismo tornou-se a ideologia oficial do Estado de Israel, tendo como principais objetivos o apoio incondicional dos judeus ao redor do mundo a Israel, a concentração dos judeus em seu território, o fortalecimento de um espírito sionista e a construção do "Grande Estado de Israel".

O sionismo também é também chamado de restauracionismo judaico. "Sião" é o nome de um monte na cidade de Quds (conhecida em Israel como Jerusalém).

O sionismo é chamado assim porque adota o lema "Vamos voltar ao Monte Sião!" como sua exortação.

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário