Como filho de um estudioso neoconfucionista patriota, cresceu com acesso aos estudos e nutrindo um forte sentimento patriótico desde sua infância, enquanto observada com ódio as manobras dos agressores imperialistas japoneses que se apoderavam da Coreia.
Após terminar seus estudos básicos na Coreia, estudou na Academia Militar de Huangpu na China, onde torno-se instrutor em 1925.
Estimulado pela luta revolucionária antijaponesa liderada pelo General Kim Il Sung e inspirado pelos ideais progressistas que teve contato, ingressou no Exército Revolucionário Popular da Coreia e, já em 1936 tinha cargos de comandante de corpo do exército e chefe do Estado-Maior. Seus conhecimentos militares adquiridos na referida academia foram de grande contribuição para a luta antijaponesa.
Em especial, teve um papel muito importante na formação da guerrilha em Raohe, na promoção de atividades de sabotagem aos aparatos inimigos e grande destaque na batalha de assalto à cordilheira Wandashan.
Na década de 1940, esteve na União Soviética junto com vários combatentes antijaponeses coreanos, liderados pelo General Kim Il Sung, formando o Exército Aliado Antijaponês do Nordeste que, com auxílio das tropas do Exército Vermelho soviético e das demais unidades do ERPC libertariam a Coreia do jugo colonial do imperialismo japonês em 1945.
Também teve um papel importantíssimo nos primeiros anos da construção da nova Coreia democrática. Além de membro do Comitê Central do Comitê Preparatório da província de Pyongan Sul, foi um dos fundadores do Partido Democrático, sendo um de seus vice-presidentes.
Diante dos movimentos divisionistas de Jo Man Sik, líder do partido, que disfarçava-se de patriota e tentava usar sua influência para inflamar os membros do Partido Democrático contra o Partido Comunista (posteriormente Partido do Trabalho), promoveu uma luta intensa com apoio de outros militantes partidistas, o que levou à expulsão de Jo Man Sik. Com isso, assumiu a liderança do partido e passou a apoiar a Frente Nacional Democrática Unida.
Posteriormente, com a fundação da República Popular Democrática da Coreia em setembro de 1948, foi nomeado comandante em chefe do Exército Popular da Coreia e ministro da Defesa Nacional.
Durante a Guerra de Libertação da Pátria (1950-1953), teve um papel importante na implementação das táticas e estratégias do grande Líder camarada Kim Il Sung, garantindo que os soldados cumprissem com precisão as tarefas de combate e lograssem êxito. Nesse período, teve também o papel de comandante do Comando de Defesa de Seul, após a libertação da capital da República da Coreia títere.
Por seus méritos militares, foi nomeado vice-Marechal do EPC em fevereiro de 1953, além de ser condecorado com a Ordem da Independência e Liberdade (setembro de 1955), a Ordem da Bandeira Nacional de Primeira Classe (setembro de 1958) e a Medalha de Ouro de Herói do Trabalho (em junho de 1969).
Já transformado em comunista, deixou o Partido Social-Democrata da Coreia (antigo Partido Democrático) e filiou-se ao Partido do Trabalho da Coreia no pós-guerra, tornando-se membro do Comitê Central em fevereiro de 1956. Nesse período, teve um papel importante no combatente aos faccionistas infiltrados no partido, tendo inclusive participado no julgamento de Pak Hon Yong.
Além disso, foi eleito deputado em várias ocasiões e como presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema em 1957 e 1962.
Em outubro de 1966, foi eleito membro do Comitê Permanente do Bureau Político do Partido do Trabalho da Coreia e, em novembro de 1970, como secretário do Secretariado do PTC, antes de tornar-se vice-Presidente do Estado, em 1972.
Faleceu em setembro de 1976, aos 76 anos, sendo enterrado no Cemitério dos Mártires Patrióticos.
Em suas memórias, "No Transcurso do Século", o grande Líder camarada Kim Il Sung o descreveu como um patriota sincero, determinado e confiável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário