Essa batalha se tornou famosa porque os inimigos, em desespero para escapar do cerco mobilizando inúmeros armamentos, acabaram sendo exterminados sob o intenso frio cortante da Coreia e diante do impetuoso ataque do Exército Popular.
A escultura representa o Lago Jangjin, cercado por altas cadeias montanhosas como um gigantesco fosso, e mostra vividamente o estado lamentável dos inimigos encurralados pelas tropas do Exército Popular.
No panorama que retrata o campo de batalha encerrado com a vitória de nosso exército, o que provoca maior satisfação é a cena da longa fila de prisioneiros que transmite de forma vívida a derrota dos imperialistas estadunidenses.
A imagem de inúmeros remanescentes inimigos enfileirados para tentar salvar a vida, associada ao som da nevasca, evoca a sensação de estar diante do Lago Jangjin no tempo da guerra.
A postura altiva dos combatentes do Exército Popular e a aparência dos derrotados, dominados pelo medo e pelo frio, gravam de forma dramática o contraste entre a dignidade dos vencedores e o destino dos invasores.
Por transmitir os feitos imortais dos militares do Exército Popular e contribuir ativamente para o desenvolvimento da arte jucheana, a pequena escultura panorâmica foi laureada com o Prêmio do Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário