terça-feira, 29 de julho de 2025

Kim Yong Il

O camarada Kim Yong Il, nascido no condado de Jongju, província de Pyongan Norte em 17 de março de 1947, foi um diplomata e político coreano que fez importantes contribuições à Coreia socialista.

Formou-se na Escola Revolucionária de Haeju e graduou-se na Universidade de Relações Exteriores e na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pyongyang, antes de ingressar na carreira diplomática como instrutor político e, pouco depois, como conselheiro da embaixada da RPDC na Argélia. Após regressar à Coreia, trabalhou como diretor do Ministério das Relações Exteriores em 1990.

Em 1993, foi promovido a vice-ministro das Relações Exteriores. Em 1996, foi nomeado embaixador da RPDC na Líbia e, um ano depois, como embaixador simultaneamente de Malta, Tunísia e Argélia.

Após regressar à RPDC, em janeiro de 2000, voltou ao cargo de vice-ministro das Relações Exteriores, tendo um papel importante em negociações diplomáticas internacionais, buscando defender a soberania e os interesses do seu país.

Foi eleito deputado à Assembleia Popular Suprema em várias ocasiões.

Em janeiro de 2010, foi nomeado chefe do Departamento Internacional e, em setembro do mesmo ano, foi eleito secretário do Bureau Político do Comitê Central do Partido. 

Na década de 2010, também ocupou cargos em associações de amizade com países estrangeiros e no Comitê de Orientação Esportiva. No final de sua carreira, foi eleito deputado à APS por mais dois mandatos (2014 e 2019), antes de afastar-se gradualmente da vida política devido à idade e condições de saúde.

Faleceu em 30 de setembro de 2023, aos 76 anos.

Por ocasião de seu falecimento, o estimado camarada Kim Jong Un expressou profundo pesar e enviou uma oferenda floral ao seu féretro.

 Na mensagem divulgada pela Agência Central de Notícias, por ocasião do falecimento, foi assinalado o seguinte:

"Crescido como funcionário do ramo de relações exteriores nos braços dos grandes homens sem igual, Kim Yong Il fez aporte ao cumprimento da política externa independente do PTC e do governo da RPDC dando mostras de sua grande fidelidade e abnegação ao partido, à revolução, à pátria e ao povo."

Em vida, foi condecorado com as Ordens Kim Il Sung e Kim Jong Il e o título de Herói da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário