Na Rússia, o Dia da Juventude foi instituído no último sábado de junho por decreto presidencial em 2 de maio de 2023. Neste ano, o dia 28 de junho caiu num sábado. Para comemorar a data, foram realizadas cerimônias de inauguração de centros juvenis em seis regiões: República do Daguestão, República de Carachai-Circássia, Krai de Khabarovsk, Oblast de Arkhangelsk, Distrito Autônomo de Iamália-Nenétsia e Oblast de Kherson.
Participando das cerimônias por videoconferência e encontrando-se com os jovens, o presidente Putin declarou:
"A Rússia dará a maior atenção possível ao trabalho com os jovens. O desenvolvimento do país na metade e no final do século XXI depende exatamente disso."
O presidente Putin já demonstrava, há tempos, profundo interesse pelas questões da juventude.
Em um discurso proferido em agosto de 2022 diante de participantes de um fórum, ele afirmou que os jovens têm a capacidade de imaginar, criar, impulsionar projetos e conquistar vitórias; são justamente eles que continuarão as tradições culturais e garantirão a continuidade entre as gerações.
A Rússia considera extremamente importante a educação patriótica, tanto para proteger os jovens das manobras de infiltração ideológica e cultural das forças hostis, quanto para mobilizá-los na defesa da pátria. Diversos partidos e organizações sociais do país estão envolvidos na formação patriótica da juventude.
Por exemplo, a União dos Voluntários de Donbass participa ativamente de atividades de apoio a veteranos e famílias de combatentes falecidos, além de também atuar na educação patriótica dos jovens.
O governo russo está incentivando ativamente organizações juvenis, como o Movimento Juvenil Russo “Movimento dos Pioneiros”, para que cumpram plenamente seu papel.
Foi criado dentro da administração presidencial um grupo de trabalho que coordena de forma unificada representantes das áreas de educação e cultura, associações de pais e instituições estatais, com o objetivo de contribuir para a formação das crianças e dos jovens.
A educação patriótica está, de fato, dando frutos concretos.
Os principais protagonistas das vitórias na operação militar especial na Ucrânia, bem como a força principal que está conduzindo atividades humanitárias nas regiões libertadas, superando as consequências dos confrontos armados, são justamente os jovens.
O presidente Putin enviou mensagens de felicitação às delegações russas participantes do 13º Fórum da Juventude Trabalhadora da Rússia e do 13º Fórum Internacional Juvenil da Indústria “Cavaleiros do Futuro”, encorajando fortemente os jovens.
Na mensagem ao 13º Fórum da Juventude Trabalhadora, ele mencionou que o governo está dando prioridade à formação de talentos nas áreas de engenharia e trabalho técnico.
Já na mensagem enviada às delegações russas que participaram do 13º Fórum Internacional Juvenil da Indústria “Cavaleiros do Futuro”, afirmou que, ao longo dos últimos 10 anos, o fórum tem reunido jovens entusiasmados e determinados, oferecendo à nova geração excelentes oportunidades de desenvolvimento criativo e ajudando-os a adquirir novos conhecimentos. Expressou ainda a convicção de que as iniciativas e propostas apresentadas pelos participantes serão implementadas na prática no futuro.
No dia 10 de junho, o secretário do Conselho de Segurança da Rússia declarou que os jovens precisam sentir que verdadeiros heróis vivem ao seu lado, em suas famílias, e que devem conhecer suas trajetórias de trabalho e luta. Só assim surgirá neles o espírito de determinação para defender o país, como os participantes da operação militar especial. Destacou ainda a necessidade de aumentar a eficácia do trabalho educativo voltado aos jovens.
O empenho da Rússia em formar corretamente seus jovens e valorizar seu papel tem atraído a atenção da comunidade internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário