sábado, 10 de agosto de 2019

Publicada declaração do diretor de assuntos estadunidenses do MINREX


A respeito do fato de que as autoridades sul coreanas anunciarão que desenvolverão em etapa crucial desde a partir do dia 11 o treinamento militar conjunto mudando seu nome inicial "Tongmaeng 19-2" para "exercício combinado do posto de comando Coreia do Sul-EUA para a segunda metade", Kwon Jong Gun, diretor encarregado de assuntos estadunidenses do Ministério das Relações Exteriores da RPDC, fez pública hoje uma nota de condenação.

"É um equívoco se pensam que a substituição do título do treinamento militar poderá mudar seu caráter agressivo ou fazer a RPDC ignorá-lo", assinala o texto e prossegue:

"O incontornável do caso é que enquanto às medidas normais da RPDC para a modernização de armas convencionais, Chongwadae armou alvoroços tais como convocar a "reunião urgente de ministros interessados" embora não esteja em tempo de guerra.

Assim eles mostram os movimentos desassossegados em vez de tirar lição do fato de que foram criticados pela população pela impotência de medir até mesmo a distância do tiro de demonstração de poder executado anteriormente por nosso exército.

Quiçá essas ações de Chongwadae foram vistas pela população sul coreana como as do "responsável" pela segurança nacional, porém para nós soa mais como um latido de cão acovardado.

Até o presidente estadunidense reconheceu praticamente nosso direito de autodefesa, direito pertencente a um Estado soberano, assinalando que nossa prova de desenvolvimento de armas convencionais é a de mísseis de pequeno tamanho que qualquer país pode fazer. Então, quem são as autoridades sul coreanas para dizer coisas absurdas como agravar a tensão militar e urgir o cessar do fortalecimento de nossas armadas de autodefesa?

Para piorar, as autoridades sul coreanas nos criticam enquanto elas mesmas realizam abertamente os exercícios de guerra contra a RPDC, fato que parte da lógica de bandido.

Elas cometem um grande erro se estão pensando que poderão sair sem dificuldade do presente apuro mediante a mudança do título de sua manobra militar.

Embora devamos entrar em um diálogo no futuro, à medida que as correntes fluem em favor do diálogo, é melhor que tenham em mente que esse diálogo seria realizado estritamente entre a RPDC e os EUA, não entre o norte e o sul.

Deverão pensar também que será difícil o contato intercoreano antes de cessarem totalmente os exercícios militares desse tipo cujo inimigo conceitual é a RPDC ou pelo menos, nos apresentar uma desculpa plausível ou explicação sincera.

Nós certamente resolveremos isso por todos os meios e observaremos de perto o ato das autoridades sul-coreanas.

Se tratam de dizer outros absurdos para conservar o decoro por conduta do sujeito ridículo chamado Jong Kyong Du, isso seria uma estupidez igual a tentar apagar o fogo com gasolina."

Nenhum comentário:

Postar um comentário