terça-feira, 27 de agosto de 2019

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da RPDC denuncia as autoridades sul-coreanas


No dia 22, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia fez pública a seguinte declaração:

"Nos últimos dias se observar as suspeitas e perigosas ações militares que buscam a nova Guerra Fria na Península Coreana e na região.

Para citar um exemplo, logo após terminarem os exercícios militares conjuntos, as autoridades sul-coreanas introduzem de novo os caças Stealth F-35A dos EUA, ignorando nossa reiterada advertência.

A entrada contínua de tais armas mortíferas sofisticadas significa uma grave provocação que  nega abertamente as declarações conjuntas intercoreanas e o Acordo do Domínio Militar Norte-Sul. Ao mesmo tempo, volta a mostrar a hipocrisia e a conduta de padrão duplo das autoridades sul-coreanas que advogam por 'esforçar-se para fazer mais coisas favoráveis ao diálogo e reduzir os obstáculos'.

A escalada de ações militares hostis dos EUA e das autoridades sul-coreanas faz perder a dinâmica do diálogo para estabelecer a paz permanente e sólida na Península Coreana e nos obriga a pensar seriamente se a intenção real estaria em prestar maior atenção ao incremento das forças dissuasórias físicas.

Para piorar, nos põe de alerta o fato de que os EUA fomenta a carreira armamentista e o ambiente conflitivo na região lançando recentemente como prova o míssil de cruzeiro de mediano alcance e tratando de transladar ao Japão e outras partes periféricas da Península Coreana muitos equipamentos bélicos de ataque como os caças modelo F-35 e F-16V.

Já advertimos em várias ocasiões que os exercícios militares conjuntos e o aumento armamentista na Coreia do Sul são passos perigosos que vulnerabilizam a paz e estabilidade da Península Coreana.

Não há nenhuma mudança em nossa posição de resolver de modo pacífico todos os problemas através das conversações e negociações, porém não estamos interessados no dialogo acompanhado de ameaça militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário