quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Embaixador itinerante do MINREX da RPDC condena exercícios militares conjuntos


O embaixador itinerante do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Kwon Jong Gun, publicou na quarta-feira (06) a seguinte declaração:

"Recentemente, o Departamento de Defensa dos Estados Unidos anunciou oficialmente que segue os trâmites necessários para retomar em dezembro os exercícios aéreos combinados com o exército sul-coreano, que se prometeu cessar após a Cúpula RPDC-EUA de Singapura.

A cabo de um mês depois da ruptura das negociações de trabalho entre os dois países realizadas em Estocolmo, os EUA fez público o plano de treinamento militar, o que é uma declaração de confrontação conosco.

No momento tão agudo como agora em que todo o mundo se preocupa com a perspectiva das relações RPDC-EUA, o segundo país trata de realizar abertamente o exercício militar contra o primeiro.

A conduta dos EUA revela claramente a natureza de perturbador da paz e segurança do mundo e país hegemônico que considera a força militar como modo de resolução de problemas.

A imprudência militar dos EUA é um ato muito provocativo e perigoso que joga água fria no ambiente de diálogo que vai de mal a pior e fomenta o enfrentamento na Península Coreana e na região.

Não muda em nada o caráter agressivo da manobra de guerra se altera-se o nome do exercício bélico.

Já advertimos em várias ocasiões que os exercícios conjuntos militares poderão obstaculizar o avanço das relações RPDC-EUA e nos farão reconsiderar as importantes medidas tomadas anteriormente.

Nossa paciência está se esgotando e nunca ficaremos de braços cruzados ante ao insensato movimento militar dos EUA."

Nenhum comentário:

Postar um comentário