quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Declaração do presidente do CCPAP, Kim Yong Chol


O  presidente do Comitê Coreano pela Paz da Ásia e do Pacífico (CCPAP), Kim Yong Chol, fez pública nesta quinta-feira (14) a seguinte declaração:

"Me chamou a atenção o fato de que o secretário de Defesa estadunidense, Mark Esper, disse no dia 13 que regularia os exercícios militares conjuntos EUA-Coreia do Sul para o avanço das negociações RPDC-EUA.

Enquanto a tal discurso pronunciado pelo secretário de Defesa imediatamente depois de publicada a declaração do porta-voz da Comissão de Assuntos Estatais da RPDC, quero entendê-lo como intenção dos EUA de ausentar-se nos exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul ou cessá-los totalmente.

Não creio que sua decisão foi tomada depois de consulta prévia com as autoridades sul-coreanas.

É que no círculo político sul-coreano não há uma figura que possa tomar tal decisão sensata e valente.

Gostaria de acreditar que as palavras do secretário de Defesa dos EUA refletem a intenção do presidente Trump e avaliá-lo como parte dos esforços positivos da parte estadunidense para reativar o motor de diálogo bilateral.

Porém, se isso é apenas uma interpretação ingênua de nossa parte e se põe em prática finalmente a provocação hostil anti-RPDC, nos veremos obrigados a responder com um castigo tremendo que seria difícil para os EUA lidar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário