segunda-feira, 25 de março de 2019

Abramos uma nova era de prosperidade na construção de uma potência esportiva com o espírito revolucionário de Paektu



Mensagem do Máximo Dirigente Kim Jong Un aos participantes da VII Conferência Nacional de Esportistas em 25 de março de Juche 104 (2015).

A VII Conferência Nacional de Esportistas foi inaugurada em um momento convulsivo em que todo o exército e todos setores do povo que se alçaram na ofensiva geral com o espírito revolucionário Paektu fazem retumbar os tiros de canhão de triunfo em todos os setores da defesa do socialismo e da construção do Estado poderoso e próspero.

Foco da atenção de todo o país, a Conferência será uma oportunidade importante para fazer valer as eternas façanhas realizadas pelo grande Líder Kim Il Sung e pelo grande General Kim Jong Il no desenvolvimento do esporte nacional e abrir uma conjuntura transcendental no cumprimento do projeto do Partido a respeito da construção da potência esportiva.

O esporte desempenha um papel muito importante na tarefa de fortalecer o poder nacional, dignificar e honrar a pátria, incutir maior orgulho nacional e dignidade nos habitantes e encher toda a sociedade com o espírito revolucionário. Foram os grandes camaradas Kim Il Sung e Kim Jong Il que colocaram o desenvolvimento do esporte como uma questão importante para o poder e a prosperidade do país e da nação, iluminando com suas idéias e orientações proeminentes o caminho para o esporte nacional e escreveram uma nova história na construção de uma potência esportiva.

Em cumprimento de suas idéias e propósitos, nosso Partido dedica enormes esforços ao setor esportivo para desenvolvê-lo. Sob sua direção, o país inteiro respira um ar que dá importância ao esporte e sente por ele uma paixão incomum, enquanto os atletas obtêm sucessos relevantes nas competições.

Nossos fidedignos esportistas que se levantaram para responder à grande expectativa do Partido e do povo conquistaram numerosas medalhas de ouro em competições internacionais como os XXX Jogos Olímpicos, o subsequente Campeonato Mundial e Jogos Esportivos Asiáticos, com o qual demonstraram ante ao mundo o temperamento e potencial da Coreia Juche, inculcaram grande orgulho e dignidade nacional aos militares e demais setores do povo e os alentaram para que protagonizem novos êxitos e proezas. Graças à esmerada atenção do Partido e ao abnegado esforço dos soldados e trabalhadores, foram construídas instalações esportivas de nível mundial como a Estação de Esqui Masikryong e o Clube de Equitação de Mirim e foi remodelado em curto prazo o polivalente Estádio Primeiro de Maio, o Palácio de Esportes de Pyongyang e a Vila Esportiva da Avenida Chongchun, criando assim as condições para o desenvolvimento das técnicas e o pleno desfrute da vida esportiva e cultural dos jogadores e demais habitantes.

No entanto, o trabalho do setor esportivo ainda não atingiu o nível em que deveria estar se nos ativermos à demanda do Partido e à expectativa do povo. As técnicas esportivas do país como um todo estão longe de responder ao imperativo do presente e da tendência mundial, e o nível científico do esporte e sua base material e técnica também são muito baixos. Entre os funcionários, a tendência errônea de subestimar o esporte persiste e, no setor, não houve uma forte disciplina e ordem. Através desta Conferência, o nosso Partido pretende analisar e equilibrar as conquistas, experiências, erros e lições na materialização da política do Partido sobre o esporte e adotar medidas revolucionárias de seu desenvolvimento, a fim de ativar atividades esportivas e projetar uma perspectiva ampla sobre a construção de uma potência esportiva.

Evoluir o trabalho esportivo e converter nosso país em poucos anos em prestigiosa potência esportiva é a determinação e a vontade firme do nosso partido. Esta é uma tarefa patriótica destinada a concretizar os projetos e desejos dos grandes líderes que fizeram o impossível para tornar nosso país em um país que prospera e se fortalece com o esporte.

Cabe a nós preservar e fazer valer suas idéias e méritos originais na construção de uma potência esportiva, a fim de exibir plenamente a inteligência e a coragem da nação de Kim Il Sung, da Coreia de Kim Jong Il, no setor esportivo. Esta construção constitui uma prioridade para o nosso partido nos seus esforços para construir um Estado socialista poderoso e próspero. Ao promovê-la, podemos preparar melhor todos os militares e civis para a defesa e o trabalho nacional, demonstrar plenamente o poder do país, construir com sucesso a potência econômica socialista civilizada e mostrar a majestosidade da Coreia Juche.

Nos cabe colocar o quanto antes em nível mundial as técnicas esportivas da nação, fomentar o esporte entre as massas e o fazer parte de sua vida, elevar seu nível científico e assim materializar brilhantemente o projeto do Partido de construir uma potência esportiva. A meta principal que trata de alcançar nosso Partido na construção da potência esportiva consiste em desenvolver de maneira transcendental as  técnicas especializadas do esporte nacional, alcançar a supremacia nos Jogos Olímpicos, campeonatos mundiais e outras competições internacionais e por em pleno manifesto a dignidade e o poderio da Coreia.

Como vanguarda e brigada de choque, os esportistas ocupam o avançado da construção da potência esportiva. Eles são os únicos que, em tempos de paz, agitam a bandeira da República em outros países. É seu dever sagrado dignificar e honrar a pátria diante do mundo com medalhas de ouro, símbolos de triunfo. Cientes de sua honrosa tarefa como esportistas revolucionários da era do Songun e da grande esperança da pátria e do povo, eles devem ser vanguardistas na materialização do projeto do Partido de construir uma potência esportiva.

Devem se preparar como homens e mulheres fortes ideológica, espiritual, física e tecnicamente, imbuídos do espírito e temperamento de Paektu, e com nossos próprios métodos eficazes colherão vitórias sucessivas nas competições internacionais Corramos a toda velocidade em direção à meta de construção da uma potência esportiva com o espírito revolucionário de Paektu!, este é o lema combativo que devem hastear nossos esportistas.

O espírito esportivo da Coreia Juche, reflexo do espírito revolucionário de Paektu, está em correr na frente de todos, alcançando um triunfo arrebatador e de se levantar após cair quantas vezes forem necessárias para lutar até o fim e ser o vencedor. Todos os atletas serão treinados como soldados fidedignos do Partido e dignos filhos do país e como os que, queimando em espírito revolucionário de Paektu, o do vento cortante de Paektu, realizam em competições internacionais novas façanhas da heroica Coreia. A chave mestra para prepará-los ideológica, espiritualmente, fisicamente, tecnicamente e taticamente é intensificar os exercícios. Os exercícios são como o alto-forno que forja os jogadores. E o suor que derramam leva-os a obter nas competições as medalhas de ouro que honram o país.

Ao aceitar os programas de treinamento como uma ordem de combate do Partido e considerar a área de treinamento como um campo de batalha para a materialização das idéias do Partido e a defesa do país, eles fortalecerão sua ideologia, vontade e constituição e adquirirão maior técnica e táticas na realização de exercícios intensos. É de particular importância que todos façam esforços extenuantes para possuir técnicas especiais, cientes de que só assim podem contribuir com medalhas de ouro para a construção de uma potência esportiva. É necessário elevar decisivamente o papel dos treinadores que organizam e conduzem os exercícios e competições.

O potencial da equipe e seus membros e seu triunfo ou retrocesso nos jogos dependem deles. Eles devem ser treinados ininterruptamente, com a ambição de serem treinadores famosos que formam atletas de classe mundial. No treinamento, eles devem evitar o clichê e a inclinação excessiva para a elegância, desenvolver planos científicos e baseados na realidade, renovar métodos, ser muito exigentes com os atletas e os preparar para enfrentar qualquer situação adversa. É necessário criar e aplicar ativamente nossos métodos superiores de competência. A vitória nos jogos é assegurada tanto pela preparação ideológica, espiritual, física e técnica dos atletas, quanto pela superioridade e potencial de seus métodos.

 Aos esportistas cabe recorrer invariavelmente aos princípios e métodos de jogos apresentados pelo grande General, consistentes em aplicar nas competições a ideologia, força, velocidade e técnica, bem como desenvolver e praticar sem cessar uma grande variedade de métodos de alto nível que lhes permitam enfrentar com dignidade e derrotar os campeões do mundo. Na melhoria e aplicação dos nossos métodos, é importante usar nas competições o método de ataque dos guerrilheiros anti-japoneses. Esta proposta tem sido a completa materialização e continuidade dos princípios e métodos de jogo consistentes na aplicação da ideologia, força, velocidade e técnica nas competições.

Os quadros do setor esportivo e os treinadores são responsáveis por orientar os jogadores a aplicar este método de ataque nas competições de diferentes disciplinas, sempre tomar a iniciativa e obter vitórias em todos os jogos. As associações de disciplinas devem estudar, aperfeiçoar e aplicar técnicas e formas mais poderosas e únicas, a fim de materializar o método de ataque acima mencionado.

A fim de conseguir uma melhor preparação ideológica, física e técnica dos atletas e direcioná-los a aplicar ativamente nossos próprios métodos, é necessário organizar competições com frequência. Estes constituem um processo em que técnicas e métodos são colocados em prática, bem como uma boa oportunidade para colocá-los em um degrau superior. Experimentando nelas a amargura da derrota e saboreando o deleite da vitória, jogadores e treinadores aprendem lições, ganham experiência e se esforçam mais para aperfeiçoar técnicas e métodos.

Devemos organizar campeonatos e outros eventos nacionais ao longo do ano e promover competições de exercício, testes e desafios fim de aperfeiçoar ainda mais as técnicas. Ao mesmo tempo, os jogadores devem participar de muitas competições internacionais para elevar seu nível técnico e adquirir experiências práticas. Eles devem dedicar enormes esforços para desenvolver disciplinas com possibilidades de ganhar. Cabe ao sector esportivo definir como tal as disciplinas adequadas à constituição física dos coreanos e que tradicionalmente alcançaram bons resultados em competições internacionais e se concentrar nelas.

A supremacia mundial deve ser alcançada primeiro em disciplinas como o futebol feminino, maratona, levantamento de peso, boxe, tênis de mesa, luta, judô, ginástica com aparelhos, arco e flecha e tiro esportivo. Devem desenvolver tais disciplinas como as principais e, ao mesmo tempo, esportes militares, esportes aquáticos, esportes de inverno e outros, a fim de serem os melhores da Ásia e, a longo prazo, do mundo no maior número de provas.

Fomentarão amplamente o taekwondo e o sirum, esportes tradicionais, para fazer o nosso país o país do taekwondo, mostrar seu valor para o mundo todo e desenvolver técnicas de taekwondo e os métodos técnicos tradicionais do sirum. É necessário melhorar a formação de atletas de reserva e quadros do setor. A formação de atletas deve ser feita com uma visão ampla do futuro. No esporte, setor onde a mudança de gerações e o ciclo são mais rápidos que em outros, este trabalho é extremamente importante, pois está relacionado ao desenvolvimento futuro da tecnologia esportiva do país.

O futuro brilhante do esporte depende do número de competentes capazes de manter a supremacia nas disciplinas das quais temos domínio e de estrelar o futuro do esporte. Terá como princípio selecionar como reservas as inteligentes, de boa preparação física e adequada constituição para a disciplina correspondente. Cabe ao setor fazer esse trabalho de seleção de maneira regular e consistente, em estreita conexão com as organizações partidárias e juvenis e com o ramo educacional.

Ao mesmo tempo, nenhum esforço deve ser poupado no treinamento de atletas de reserva. Em vista da demanda do Partido e da tendência global do esporte, nas escolas esportivas para jovens nas cidades e nos distritos e intensificar-se-á o ensino de técnicas básicas para sistematicamente formar as grandes promessas. É necessário se esforçar para treinar os treinadores, professores e outros funcionários do setor.

Aos centros docentes de esporte compete selecionar e instruir as promessas e elevar consideravelmente a qualidade do ensino esportivo e treinamento para formar grande número de esportistas competentes. No Instituto Superior de Cultura Física da Coreia devem ser melhorados os métodos de ensino e as as condições e ambiente de ensino conforme a realidade em desenvolvimento, criar paradigmas na formação de esportistas e os generalizar amplamente nos centros docentes de esportes.

É necessário fazer um trabalho cuidadoso de reciclagem de oficiais esportivos ativos. Eles vão ser enviados de acordo com o plano para as instituições de ensino e organizar substancialmente os cursos de reciclagem, para elevar constantemente o seu nível técnico e qualificação. Haverá exposições regulares de experiências, conferências exemplares e workshops destinados a elevar o profissionalismo dos atletas. É necessário conseguir a participação das massas nas atividades esportivas e torná-las parte do cotidiano, para que todas as pessoas as pratiquem com prazer e todo o país seja apaixonado por elas. Essa é uma política importante que o nosso partido apresenta para construir uma potência esportiva.

Em nosso país, a cultura física é uma tarefa para o povo e do próprio povo. Somente quando o esporte assume o caráter massivo e é considerado uma tarefa cotidiana, toda a população pode contribuir com sua boa saúde para a defesa do país e a construção de um Estado poderoso e próspero. Essa orientação também deve se materializar para desenvolver rapidamente filiais especializadas em esportes nacionais.

Devemos melhorar as atividades esportivas nas escolas. Dessa maneira, os estudantes se prepararão bem como futuros e dignos obreiros de constituição forte e, dentre eles, surgirão excelentes atletas de reserva. Nesta tarefa, se concentrará no maior crescimento de jovens e crianças em idade escolar, no desenvolvimento bem proporcionado de seus corpos, transmitindo conhecimentos básicos de esportes e assegurando que eles possuam a técnica de mais de uma disciplina esportiva.

Devemos prestar a devida atenção ao esporte militar que os ajuda a cultivar coragem, perseverança e firmeza. Nas escolas a qualificação dos professores de educação física deve ser elevada juntamente com a qualidade do ensino. Todos as escolas devem contar com instalações esportivas, devem organizar várias atividades esportivas extracurriculares de acordo com as peculiaridades dos alunos e normalizar o funcionamento de círculos especializados em várias disciplinas esportivas.

É necessário estimular atividades esportivas em instituições, empresas e fazendas cooperativas. Nelas realizarão regularmente exercícios físicos como ginástica para a saúde das pessoas, ginástica rítmica em massa e taekwondo para a saúde, organizarão várias competições e jogos recreativos em festas, datas comemorativas ou de descanso, incentivando as pessoas a participar com entusiasmo em atividades esportivas. Também é necessário que as famílias pratiquem ginástica matinal, jogos recreativos e outros exercícios favoráveis para a promoção da saúde. Devemos organizar, além dos jogos esportivos nacionais entre províncias, aqueles que acontecem entre cidades, distritos, instituições, empresas e fazendas cooperativas, para fortalecer o corpo e a alma dos trabalhadores e enardecer o fervor pelo esporte.

Nos torneios, o apoio dos torcedores entusiastas deve ser incentivado com o objetivo de elevar a atmosfera, motivar os jogadores e manifestar o poder de organização e unidade do coletivo. É necessário desenvolver vigorosamente o movimento pelo título de distrito e unidades exemplares no esporte e organizar apropriadamente as atividades no Mês do Esporte. O estabelecimento do esporte em bases científicas será fortemente promovido. Essa é a garantia da vitória na construção da potência esportiva.

Definir o esporte com base científica é uma grande força motriz que impulsiona o desenvolvimento do esporte. A situação atual em que o esporte progride rapidamente em escala global mostra que os primeiros em emulação para a ciência e técnica esportiva ganham enquanto os outros perdem. Se o grande potencial espiritual que leva nossos atletas de confiança a mostrar a dignidade e a honra do país ao mundo é baseado nas conquistas das técnicas científicas e esportivas, grandes mudanças ocorrerão no esporte nacional.

Todos os quadros, jogadores e treinadores devem assimilar profundamente o conhecimento científico e técnico do esporte, superar a tendência de recorrer apenas às experiências arcaicas dos velhos tempos e renovar e desenvolver métodos de treinamento, competência, ensino da cultura física, treinamento da reserva e outras linhas do esporte com base nas últimas conquistas científicas. Cabe ao setor de pesquisa em ciências do esporte prestar atenção primária à solução de problemas que enfrenta para desenvolver, a nosso modo e com nossos próprios critérios, as técnicas das disciplinas esportivas, especialmente aquelas das disciplinas às quais o Partido atribui importância.

Ao mesmo tempo, intensificarão as pesquisas em ciências básicas como a fisiologia e a bioquímica, o trabalho que visa introduzir avanços científicos no controle da condição física, a psicologia e nutrição dos atletas, bem como a criação de vários alimentos nutritivos que contribuem para a promoção de sua capacidade física. Eles se esforçarão para inventar e usar instrumentos esportivos sofisticados e produzir uniformes e outros materiais e instrumentos esportivos de diferentes disciplinas no país.

Uma tarefa dinâmica de informação de ciência e tecnologia esportiva será realizada para que os jogadores e treinadores tenham um conhecimento completo da tendência mundial das técnicas de diferentes disciplinas e os dados de seus futuros adversários em competições internacionais e tomem as devidas precauções. O Estado prestará muita atenção à criação das condições ideais para a pesquisa em ciências do esporte, incluindo o fornecimento de dados, instalações de última geração, instrumentos de medição e outros equipamentos necessários para essa tarefa.

A Academia de Ciências Esportivas assume um papel importante no assentamento do esporte sobre base científica. Formará um potente pessoal, programará o desenvolvimento das ciências esportivas em vista da situação do país e da tendência atual do desenvolvimento das ciências esportivas, com visão de futuro e de maneira viável, e procurará superar outras nações em pesquisas de ciências esportivas. Os integrantes da Brigada de Choque de Cientistas e Técnicos 17 de Fevereiro que foram enviados ao Ministério de Esportes aperfeiçoarão e introduzirão ativamente nosso próprio sistema de assistência ao ensino e treinamento, instalações e equipamentos esportivos e alimentos para a recuperação física e a nutrição e de tal forma assegurarão com ciência e tecnologia os grandes êxitos esportivos. Para lograr êxitos em todas as tarefas da construção da potência esportiva é necessário elevar por todos os meios a função e papel dos organismos de direção do esporte.

Em acato ao projeto e a exigência do Partido para a construção da potência esportiva, o Comitê Nacional de Direção Esportiva renovará o sistema de trabalho do setor e discutirá a tempo os problemas importantes para o fomento do esportes nacional e tomará as medidas pertinentes. Seu secretariado elevará o papel a fim de desencadear a febre esportiva em todo o país e conduzirá os comitês de direção esportivas de todos níveis e outras unidades encarregadas de executar a política sobre o esporte para que materializem a orientação do Partido sobre o esporte, enquanto os membros do Comitê Nacional de Direção Esportiva e as entidades patrocinadoras darão sincera ajuda espiritual e material às unidades esportivas de sua incumbência.

O Ministério de Esportes estabelecerá de maneira científica a estratégia de desenvolvimento do esporte nacional para tornar realidade o projeto do Partido da construção da potência esportiva e executá-lo substancialmente em etapas. Seus membros renunciarão ao modo ultrapassado de organizar-se apressadamente para os jogos a partir de sua concepção míope, planejarão tudo com perspicácia e deliberadamente e o conduzirão com determinação. Eles devem capturar o núcleo na execução da política do Partido, eles vão interpenetrar com as equipes esportivas e os atletas para colocar em ação o seu potencial espiritual e fazer esforços ousados para tornar o esporte mais científico.

O desenvolvimento equilibrado de equipes esportivas nacionais e provinciais e de organizações e empresas será alcançado e a competição entre eles será promovida, a fim de elevar o nível geral do esporte nacional. No setor deve-se estabelecer uma ordem de trabalho correta e uma forte disciplina como no exército. Os comitês de gestão esportiva da cidade de Pyongyang, nas províncias, nas cidades e nos distritos conduzirão devidamente todos os setores e unidades de sua jurisdição para que cumpram plenamente com a orientação do Partido de tornar os esportes uma atividade das massas e um parte da vida cotidiana, bem como ajudar e orientar bem as equipes esportivas e escolas de cultura física de jovens e crianças.

É necessário intensificar as atividades internacionais para criar circunstâncias e condições favoráveis ao desenvolvimento do esporte em nosso país. Ao setor esportivo corresponde desenvolver com habilidade as relações com as organizações internacionais pondo acima de tudo a dignidade e o interesse de nossa República e promover em união com outros países competições por convite, torneios e exercícios conjuntos. Há que alcançar avanços decisivos no assentamento da base material do esporte. Não podemos construir com êxito uma potência esportiva se não contamos com condições materiais adequadas para tal. O Partido e o Governo destinarão grandes esforços a esta tarefa. Serão construídas modernas infraestruturas esportivas como estádios, piscinas, campos de tiro e centros de exercícios físicos na cidade de Pyongyang e nas províncias, assim como parques de jogos em todas partes, para que o país se cubra de uma imensa rede de serviços esportivos. Além de construir novas instalações, é indispensável as manter sempre em boas condições, mediante o cuidado cotidiano e reparação oportuna.

É necessário modernizar as fábricas de equipamentos e materiais esportivos e produzi-los com qualidade para incentivar seu uso entre nossos jogadores e as pessoas em geral. Grande esforço será feito para produzir em nosso país, a todo custo, equipamentos esportivos e materiais para consumo nacional. Os centros de exercício estarão equipados com condições ideais para que os jogadores possam treinar em todas as estações do ano. É necessário prestar muita atenção à dieta dos atletas. Bases de suprimento sólido serão criadas e colocadas em operação plena para oferecer aos atletas um grande número e variedade de bebidas e alimentos nutritivos.

O Estado adotará medidas para assegurar os recursos necessários para o desenvolvimento do esporte e também fornecerá uma ajuda eficiente a esse setor para que obtenha por si só os fundos de que necessita. Para desenvolver rapidamente as técnicas esportivas do país e revitalizar a paixão pelo esporte, é necessário despertar o interesse da sociedade por essa atividade. A coisa mais importante nisso é que os quadros têm antes de mais ninguém um conceito correto sobre o esporte. Funcionários de todos os setores e unidades, conscientes da vontade do Partido, devem dar importância, trabalhar com dedicação no cumprimento da política do Partido e dar exemplos na prática massiva do esporte.

Os atletas serão honrados e receberão privilégios na sociedade. Aqueles que dignificarem o país em competições internacionais serão apreciados como patriotas e heróis e serão recompensados, premiando-os como merecem no político e material. O Partido e o Governo prestarão muita atenção às suas vidas. A mídia noticiosa divulgará rápida e amplamente as notícias sobre os jogos, enquanto os escritores e artistas criarão muitos trabalhos que dão incentivo e coragem aos atletas e estimulam o interesse da população pelo esporte.


É necessário intensificar a direção do Partido na atividade esportiva. Cabe às organizações do Partido, em todos os níveis, considerar a construção da potência esportiva como uma tarefa de seu comitê e oferecer assistência política eficiente. Eles implementarão com firmeza o sistema de liderança do Partido no setor esportivo e realizarão substancialmente o trabalho político-organizacional para cumprir, infalivelmente, o legado de nossos grandes líderes e a política do Partido. São admitidos na linha dos esportes somente os funcionários competentes e leais ao Partido, isto é, aqueles que sabem contribuir substancialmente para o desenvolvimento do esporte nacional.

As organizações do Partido no setor farão de maneira dinâmica o trabalho político encaminhado a aumentar as potencialidades espirituais dos esportistas, como fazem com os militares no campo de batalha. Realizarão eficientemente a educação dos cinco pontos, principalmente na  grandeza de nossos líderes, para formar os esportistas como autênticos esportistas do Partido que, sentindo gratidão a seu Líder e vendo o quão preciosa é a pátria, colherão grandes êxitos nas competições.

Devem ser exaltados os esportistas exemplares da época do Songun para que todos seus colegas aprendam com seu mundo espiritual, estilo de treinamento e qualidade moral. Os esportistas que com medalha de ouro honram e dignificam a pátria deixando marcas indeléveis e sua vida meritória serão registrados na história da construção da potência esportiva do Juche como heróis e verdadeiros patriotas que são recordados pelo Partido, pátria e povo.

Estou convencido de que todos os funcionários e esportistas aproveitarão esta reunião para lograr grandes avanços na edificação da potência esportiva e corresponderão dignamente a confiança e esperança do Partido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário