domingo, 24 de março de 2019

Kang Pan Sok


A mãe do presidente Kim Il Sung, Kang Pan Sok (21 de abril de 1892 - 31 de julho de 1932), pioneira do movimento das mulheres da Coreia, foi uma ardente patriota que a dedicou-se à independência da Coreia.

Ela ativamente ajudou seu marido, Kim Hyong Jik, em suas atividades revolucionárias para transformar o movimento nacionalista à revolução proletária.

A pedido de Kim Il Sung, ela formou uma Associação Antijaponesa das Mulheres e despertou mulheres de várias camadas sociais para a luta antijaponesa para a libertação nacional.

Ela aconselhava Kim Il Sung a ter em mente o destino da nação, em vez de pensar somente em seus pais. Ela fez o seu melhor em instilar o patriotismo em sua mente e o levou-o a lutar pela justiça.

Como parte dos preparativos que o Presidente estava fazendo para fundar a Guerrilha Popular Antijaponesa, ela pessoalmente fazia os uniformes militares e mobilizava mulheres para fornecer comida.

Quando Kim Il Sung se encontrava hesitante em deixar a casa, preocupado com sua mãe doente, Kang Pan Sok disse-lhe que deveria partir imediatamente com sua unidade para libertar o país e povo.

Recordando sua mãe, o presidente em suas reminiscências "No Transcurso do Século", disse:

"Naquela época eu vi pela primeira vez como seu filho a imagem forte e nobre da minha mãe que tinha senso de justiça e era radiante de ardor.

Eu renovava a minha resolução, recordando as palavras que minha mãe disse para mim e a última imagem dela vestida de branco me olhando."

Seu nobre amor e devoção a Kim Il Sung serviu como poderosa força mental para ele libertar a Coreia do domínio colonial japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário