domingo, 26 de março de 2023

É aprofundada na RPDC a investigação para assegurar o caráter científico e informatizado da agricultura: entrevista


Na VII Reunião Plenária do VIII Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, foram apresentadas as tarefas e meios para levar ao êxito a agricultura deste ano e registrar mudança radical na produção agrícola.

Igualmente, foi ressaltado que o ramo de ciências agrícolas deve cumprir bem seu papel assumido na luta para materializar o programa da revolução rural da nova época.

A respeito disso, o vice-diretor do Instituto de Agricultura, Kim Jong Nam, concedeu em 25 de março uma entrevista à Agência Central de Notícias da Coreia.

Repórter da ACNC: Crio que são muito importantes a missão e o papel que assume o setor de investigação de ciências agrícolas para o desenvolvimento da agricultura nacional.

Kim: Na recente reunião plenária partidista, o Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un, instruiu encarecidamente propiciar este ano abundantes colheitas e assentar a base que permita desenvolver seguramente a agricultura nacional sem falhas.

Também foram determinados os meios mais certeiros para situar nos próximos anos na órbita de desenvolvimento estável e sustentável a agricultura, um dos 2 domínios principais da construção econômica socialista.

As tarefas apresentadas na reunião partidista são a ordem suprema dada pelo Comitê Central do Partido aos cientistas e técnicos do setor.

Estamos dando bom impulso à investigação após estabelecer as etapas importantes e reais para materializar a resolução da reunião plenária.

Repórter: Quais sãos os projetos de estudo atualmente em marcha no Instituto de Agricultura?

Kim: Nos concentramos agora em estudar e introduzir novas variedades e avançadas tecnologias de cultivo.

Priorizamos a investigação das variedades de arroz de terreno úmido, trigo primaveral e milho de curto prazo de crescimento e de alta produtividade e das batatas resistentes às epidemias e de alto rendimento de colheita.

A dupla colheita ao ano é um dos meios importantes para aumentar a produção de cereais em nosso país com terras cultiváveis limitadas.

É aprofundada a investigação das tecnologias e métodos para elevar o rendimento por hectare no cultivo duplo de cereais e nas marismas.

São realizados igualmente os estudos para desenvolver os desinfetantes de solo, o fertilizante microbiológico e o herbicida de alta eficiência que sirvam para fertilizar as terras de baixa colheita.

Por outra parte, estamos trabalhando para situar em alto nível a base de agronomia, especificamente, acondicionar as entidades de investigação como as sofisticadas.

Na atual época de informatização, nos compete realizar sem falta a informatização, al igual que em outros domínios, para aumentar vertiginosamente a produção de cereais.

São impulsionados os projetos necessários para atribuir o caráter avançado e moderno à agricultura nacional, tais como a pulverização de produtos agroquímicos e fertilizantes com drone e o desenvolvimento e aplicação do programa de serviços em tempo real, que permite diagnosticar com telefone celular na parcela o estado nutricional das plantações, detectar ervas daninhas e insetos nocivos e determinar o tempo de semeadura e a quantidade de sementes e as variedades de fertilizantes e produtos agroquímicos necessários.

Repórter: Para esse fim, seria muito importante o amplo uso de dados via satélite. Então, diga-me os planos específicos que são implementados agora para a informatização da agricultura.

Kim: Em nosso país já são realizados de modo multilateral os trabalhos para utilizar na produção agrícola as informações obtidas via satélite.

Mediante o sistema de serviços de agricultura "Phurundul", são avisados regularmente às entidades agrícolas de todo o país os valores de insolação, precipitações, temperatura acumulada, umidade do solo e outros índices. Isso assegura o cultivo adequado na terra e tempo apropriados e contribuiu à cientifização das atividades agrícolas, inclusive a semeadura, a fertilização e a mudança de cultivos.

O oferecimento em tempo real das informações via satélite constitui uma questão que deve ser resolvida sem falta para a agricultura científica.

Se em nosso país, onde é impulsionado vigorosamente o desenvolvimento aeroespacial sob a guia unificada do Estado, é preparada a base de recebimento em tempo real das informações por meio dos satélites de uso prático, será dado um avanço vertiginoso no ramo agrícola.

Todos os cientistas do Instituto estão decididos a cumprir a missão e dever assumidos para o desenvolvimento das ciências e tecnologias agrícolas do país.

Repórter: Faço votos por grandes êxitos no trabalho do Instituto de Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário