sábado, 18 de março de 2023

Ministro das Relações Exteriores da China critica a política dos EUA sobre a China


Recentemente, Qin Gang, ministro das Relações Exteriores da China, na coletiva de imprensa do primeiro período de sessões da XIV Legislatura da Assembleia Popular Nacional da China, criticou mordazmente a política dos EUA sobre a China.

Com relação ao incidente de derrubada de uma aeronave não tripulada da China nos EUA, ele expressou que este foi um incidente totalmente incontrolável, acidental e inesperado, porém os EUA provocaram com isso uma crise diplomática que poderia ter sido evitada, abusado das forças armadas e indo contra o espírito do Direito Internacional e os costumes internacionais, e criticou que a política dos EUA sobre a China se desviou completamente da via normal lógica e sã.

Em seguida, ele advertiu como segue:

Os EUA estão falando sobre “competição” com a China. Porém, na realidade isso é a contenção e opressão completas sobre a China e o “fortalecimento da grade de proteção” e o “evitar o choque” que os EUA falam significam que a China não deve contra-atacar ainda que seja golpeada e insultada. A China não pode atuar dessa maneira, e se os EUA seguem correndo freneticamente por um caminho equivocado, é inevitável que as relações entre China e EUA se afundem no choque e confrontação.

É possível que o ministro das Relações Exteriores da China tenha proferido estas palavras tomando em conta a pressão completa dos EUA sobre a China que vem aumentando a cada dia.

Somente neste ano, os EUA, em continuação de que havia acordado com Holanda e Japão a limitação da exportação dos avançados equipamentos de elaboração dos semicondutores à China, decidiu a venta de armas no montante de 619 000 000 US$ à Taiwan e aplicou sanções contra 28 entidades da China.

Além disso, a câmara dos representantes do Congresso estadunidense está levando adiante o projeto de lei sobre o outorgamento do direito de proibição do uso da rede social chinesa “TikTok” ao Presidente e o comitê especial de competição estratégica EUA-China da câmara dos representantes do Congresso dos EUA organizou uma audiência chamada “Ameaça do Partido Comunista da China sobre os EUA” e, desta maneira, as pressões dos EUA sobre a China estão se ampliando de modo escalonado.

A opinião pública internacional está avaliando que as relações China-EUA pioraram ainda mais depois da derrubada da aeronave não tripulada pelos EUA e, no futuro, a rachadura entre EUA e China aumentará cada vez mais.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário