terça-feira, 7 de março de 2023

As bases militares dos EUA no Japão são a causa raiz das desgraças e dores


As vozes de preocupação e ressentimento pelas manobras de incremento das forças armadas das autoridades e das bases militares estadunidenses no Japão estão ressoando sem cessar no território japonês.

Recentemente, em uma discussão sobre a política de segurança do Japão e o problema de gastos das bases militares, o governador de Okinawa, com relação a que o governo japonês pretende implantar mísseis de longo alcance na prefeitura como parte do exercício da “capacidade de contra-ataque” (capacidade de ataque à base inimiga) decidida pelo governo, disse que “É diferente do espírito da constituição. Eu o rechaço claramente”.

Com respeito aos 3 novos documentos de segurança que foram adotados na reunião do gabinete pelo governo no final de 2022, ele também disse que “Há perigo de elevar a tensão da região e provocar uma crise inesperada”.

Até os círculos político e social do Japão não ocultam o temor e as preocupações pelo fato de que a implantação dos mísseis de longo alcance pela posse da “capacidade de contra-ataque” aumenta ainda mais a tensão da região e, no futuro, quando eventualmente chegar o tempo de emergência, não só Okinawa, mas todo o arquipélago japonês onde se encontram as bases militares estadunidenses, poderão se converter em alvo. Isso não é casual.

Sob tais circunstâncias, as queixas sobre a base militar estadunidense em Okinawa também estão amplificando-se sem cessar.

Os habitantes de Okinawa não podem relaxar nem pode um dia e estão sofrendo grandes danos mentais e físicos em meio às inquietudes múltiplas, tais como os ruídos dos aviões militares estadunidenses que ferem os nervos dia e noite, grande quantidade de tóxicos que foram encontrados nos rios e águas subterrâneas próximas das bases militares estadunidenses, os crimes violentos causados pelos soldados estadunidenses, etc.

Isso não é limitado à Okinawa.

O fato de que os habitantes do contorno da base militar estadunidense em Yokoda abriram um processo contra o Estado exigindo a proibição do voo de avião de transporte estadunidense e a indenização pelos danos demonstra muito bem que suas vidas e segurança sofrem constantes ameaças.

Eles disseram que, embora a Corte Suprema do Japão tenha reconhecido em 1993 que o ruído do avião estadunidense é ilegal e no comitê conjunto Japão-EUA se tenha chegado ao acordo sobre uma chamada medida de restrição de voo noturno, as tropas estadunidenses estão desprezando tudo isso. E lamentaram dizendo que não se pode dizer que o Japão é realmente um país constitucional.

Todos os fatos comprovam com sobras que as bases militares estadunidenses no Japão são a causa raiz das desgraças e dores dos habitantes do Japão, longe de proteger a paz e segurança do Japão.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário