terça-feira, 30 de agosto de 2022

O perigoso movimento militar que causa o novo agravamento da tensão


Recentemente, devido às imprudentes loucuras militares dos EUA, se torna mais aguda a cada dia a situação da Península Coreana e da região do nordeste asiático.

Em 15 de agosto passado, o submarino nuclear de ataque da classe Los Angeles “Key West” das forças navais dos EUA entrou no porto de Yokosuka do Japão.

Foi dito que este submarino nuclear é um meio estratégico de ataque das forças navais estadunidenses que porta dezenas de mísseis de cruzeiro “Tomahawk” com o alcance de 2.500km e mísseis antinavios “Harpoon”, etc.

O submarino nuclear das forças navais dos EUA foi novamente ao Japão quando a região ainda não se livrou do tenso ambiente criado pelas operações militares realizadas recentemente no Mar do Sul da China pelo grupo de ataque de porta-aviões “Ronald Reagan”. Isso demonstra que os EUA está maquinando intencionalmente para inculcar o ambiente de confrontação na Península Coreana e na região nordeste da Ásia.

No passado, os países desta região consideraram a aparição do submarino nuclear como a causa principal da piora da situação e reagiam com sensatez.

Em janeiro deste ano, quando o submarino nuclear de classe-Ohio “Nevada” das forças navais dos EUA chegou à ilha de Guam, os especialistas chineses criticaram dizendo que isso é um sinal do caráter de advertência de que não vacilará em empregar até as armas nucleares no tempo de emergência de Taiwan, e que os EUA está utilizando a implantação avançada do submarino nuclear como um dos principais meios de pressão sobre China.

Em fevereiro, a Rússia, imediatamente depois que encontrou o submarino nuclear de classe-Virginia das forças navais estadunidenses nas águas próximas do arquipélago de Curilas, tomou medidas imediatas e resolutas e o expulsou de suas águas.

O fato de que China e Rússia tomam medidas audazes mantendo a máxima vigilância sobre a aparição do submarino nuclear estadunidense se deve a que o meio estratégico de ataque do submarino nuclear estadunidense pode exercer em qualquer momento uma potencial ameaça militar a qualquer país ou região e serve de ponto de combustão que pode provocar incluso os choques militares.

A entrada do submarino nuclear estadunidense no porto de Yokosuka do Japão também é um perigoso movimento militar que causa novamente o agravamento da tensão na região nordeste da Ásia.

A botadura avançada do submarino nuclear dos EUA no Japão situado perto da Península Coreana servirá de fator que agrava mais ainda a já tensa situação regional e isso não poderá evitar o devido rechaço e condenação dos países da região.

Quem brinca com fogo acaba se queimando.

Ri Myong Hak, investigador do Instituto de Desarme e Paz do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário