sexta-feira, 24 de abril de 2020

Primeiro uniforme militar da guerrilha antijaponesa


Durante a Luta Armada Antijaponesa os revolucionários coreanos se armaram arrebatando as armas do inimigo e resolveram por conta própria o problema de uniforme militar, dada as condições difíceis de que não contavam com uma retaguarda estatal nem com ajuda de exército regular, derrotando assim o imperialismo japonês armado até os dentes e lograram a libertação nacional em agosto de Juche 34 (1945).

Quando foi fundada a Guerrilha Popular Antijaponesa, primeiras forças armadas revolucionarias da Coreia, em 25 de abril de Juche 21 (1932), os guerrilheiros se vestiram com uniformes militares confeccionadas por Kang Pan Sok, mãe do General Kim Il Sung, e pelas integrantes da Associação das Mulheres.

O Presidente, em suas Memórias “No Transcurso do Século”, escreveu assim: “Confeccionávamos os uniformes com tecidos tingidos de caqui com colorantes tirados do carvalho. No peito, à esquerda, costurávamos um pedaço de tecido vermelho pentagonal com o número da companhia. E estabelecemos que nos gorros e bonés haveria como símbolo uma estrela vermelha e e as pernas seriam protegidas com perneiras brancas. Verdadeiramente, nos sentimos muito satisfeitos ao aperfeiçoar, gradualmente, a composição do uniforme como processo final para a fundação da guerrilha.

… …

Também minha mãe enferma entregava toda sua devoção a esta tarefa, cortando tecido ou manejando a máquina de costura.”

Em abril de Juche 66 (1977) o Presidente, durante a conversação com veteranas combatentes antijaponesas, disse: “Celebramos o ato de fundação da Guerrilha Popular Antijaponesa, vestidos de uniformes militares confeccionados pela mãe Kang Pan Sok.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário