quarta-feira, 15 de abril de 2020

Líder do povo


“Iminwichon” (considerar o povo como o céu) era a máxima do Presidente Kim Il Sung que dedicou sua vida inteira em aras da prosperidade da pátria e felicidade da população.

Confiando no povo.

Kim Il Sung nasceu em 15 de abril de Juche 1 (1912) quando a Coreia estava sob ocupação militar do imperialismo japonês. Desde pequeno cresceu experimentando as dores e desgraças que a nação sofria e empreendeu o caminho da revolução em sua tenra idade com o grande propósito de libertar o país arrebatado pelas forças estrangeiras. Consciente das experiências e lições deixadas pelo fracasso dos movimentos de voluntários antijaponeses, do exército independentista e comunista incipiente, chegou às conclusão de que pode lograr a independência somente quando lutasse contra o império japonês apoiando-se na força do povo.

Na conferência de quadros do partido e da União da Juventude Comunista da Coreia convocada em dezembro de 1931 em Mingyuegou, na China, ele afirmou sua decisão:

“Somos filhos de um povo escravizado, despojado do poder estatal, do território e dos recursos naturais do país. Somos jovens com as mãos vazias, que vivemos em terra estrangeira, como em uma casa alheia, alugada. Todavia, desafiamos sem titubeios os imperialistas japoneses. Em quem confiamos? Estamos decididos a iniciar a guerra antijaponesa confiando no povo. Para nós este representa o Estado, a retaguarda e o exército regular. Se iniciada a guerra, todos os integrantes do povo se converterão em soldados. Por esta razão , podemos dizer que a guerra de guerrilhas, que vamos empreender, será uma guerra popular.”

Kim Il Sung organizou e empreendeu a luta armada antijaponesa, confiando no povo e apoiando-se em seu poderio, e por fim logrou a causa histórica da libertação do país em agosto de 1945.

Entre o povo.

O Presidente Kim Il Sung considerou que entre o povo havia políticos, literatos e artistas e sempre compenetrava-se com ele. Tratava com simplicidade os trabalhadores, apertando suas mãos machucadas pelo trabalho e conversava cordialmente com os campesinos, sentado ante às plantações, para discutir juntos sobre seus trabalhos. Quando falava com as crianças compreendia perfeitamente seus sentimentos e conversava com os idosos de forma amigável e cortês.

Durante a renhida Guerra de Libertação da Pátria (1950-1953), visitou a comuna Wonhwa do condado de Phyongwon, ocasião em que tomou as medidas para melhorar a vida dos camponeses empobrecidos. Em sua visita ao então condado de Pongsan da província de Hwanghae Sul após o cessar-fogo, assinalou o meio para produzir cimento. Esteve em suas extensas viagens, caminhando por locais pantanosos e terrenos lamacentos, para visitar fazendas de criação de animais situadas na parte setentrional do país e abrir uma perspectiva sobre o ajuste das marismas na costa do Mar Oeste da Coreia.

Durante toda sua vida percorreu um trajeto de mais de 1 445 000 ris (1 ri equivale a 0.4 km), caracterizada por sua abnegação patriótica.

Para o povo.

Era em janeiro de Juche 51 (1962) quando o Presidente Kim Il Sung visitou a então Fábrica de Fiação de Pyongyang para selecionar o terreno de um novo edifício. Um funcionário explicou-lhe que era muito custosa sua construção em comparação com os produtos que se obteriam. O Presidente lhe recomendou: Vamos calcular o custo da construção depois de terminar a obra; faremos tudo que esteja ao nosso alcance para os trabalhadores. E adotou medidas para acelerar a construção da fábrica.

Em setembro de Juche 65 (1976), esteve na comuna Sangso do condado de Anju (nome naquele tempo), quando sugeriu que embora a obra de irrigação fosse como matar um pássaro com um canhão, era necessário regar até os arrozais da zona montanha para que os camponeses dedicassem às tarefas agrícolas sem enfrentar danos da seca.

O Presidente considerava que a revolução, a geotransformação e numerosas construção eram todas para a felicidade do povo. Portanto, na RPDC foi estabelecido o regime socialista onde o povo é o dono do país e tudo lhe serve.

Todas as medidas populares que se aplicam na RPDC, tais como os sistemas de assistência médica geral gratuita, ensino obrigatório gratuito, seguro social e aposentadoria e a construção de escolas, hospitais e moradias às expensas do Estado, se devem ao Presidente Kim Il Sung que apresentou como o mais importante dar total prioridade aos interesses do povo e servir para seu bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário