quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
Geleiras de muitos países estão desaparecendo
As imagens acima contrastam a situação do século XIX em uma região da Suíça com o estado atual de geleiras quase derretidas.
Em outubro passado, o instituto de ciências do país disse que as geleiras em várias partes do país diminuíram 10% nos últimos cinco anos. A quantidade de geleiras derretidas pelas ondas de calor durante as duas últimas semanas de junho e julho deste ano equivale ao consumo anual de água potável no país, afirmou o relatório.
A Terra neste momento é afetada por severas mudanças climáticas.
A concentração média global de gases de efeito estufa, incluindo dióxido de carbono, a causa do aquecimento global, foi a mais alta em observações no ano passado.
A Organização Meteorológica Mundial divulgou uma análise de que a temperatura média mundial deste ano será a segunda ou terceira maior em sua história.
A temperatura média dos próximos cinco ou dez anos certamente alcançará níveis recordes.
As geleiras estão encolhendo rapidamente em muitas partes do mundo após as mudanças climáticas.
Segundo a pesquisa, 24 bilhões de toneladas de gelo são derretidas na Groenlândia a cada ano.
Isso é quase dez vezes mais do que a média anual nos anos 90. Se as geleiras da Groenlândia derreter completamente, o nível do mar no mundo aumentará mais de 7 metros.
Na Suécia, a geleira na montanha mais alta do país, a montanha Kebnekaise, derreteu 24 metros nos últimos 50 anos, baixando a altura da montanha para o nível mais baixo, enquanto um quinto da área total de gelo foi perdido na Áustria durante período de 2006 a 2016.
Há pouco tempo, o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas emitiu um relatório especial afirmando que, se o aquecimento global for promovido, o nível do mar poderá subir mais de 1 metro e 40% das geleiras em todo o mundo desaparecerão até o fim do século XXI.
Com o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, muitas partes do mundo continuam sofrendo com os danos de maremotos e problemas na terra.
Rodong Sinmun
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário