sexta-feira, 21 de julho de 2023

O combate na zona de Unsan que deu início à nova ofensiva do EPC


Foi organizado e dirigido pelo grande Líder camarada Kim Il Sung o combate na zona de Unsan, que significou o prelúdio da terceira etapa da Guerra de Libertação da Pátria.

Os invasores estadunidenses empreenderam a chamada "ofensiva do Dia de Ação de Graças" expondo abertamente sua ambição de ocupar toda a Coreia ao concluir a guerra coreana antes dessa data (23 de novembro).

Para esse fim, traçaram o plano de despachar suas tropas principais a Unsan para romper a linha de defesa do Exército Popular da Coreia em cooperação com outras forças ataque.

Ciente da intenção dos inimigos, o grande Líder se reuniu com altos comandantes do EPC e os instruiu a empreender novo avanço desde Unsan, local que as tropas agressores estadunidenses pretendiam ocupar.

Em 23 de outubro de Juche 39 (1950), foi ao posto de comando da frente avançada onde ideou novo plano operacional e ensinou para um funcionário do Estado-Maior-General o rumo da operação e a missão concreta.

Segundo a ordem do Comandante Supremo, foi aberto em 25 de outubro de 1950 o primeiro fogo de artilharia que anunciava a contraofensiva geral da EPC.

Os valentes soldados do EPC aniquilaram sem piedade os invasores.

Nesta batalha, foram exterminados o 2º corpo do exército títere sul-coreano, exceto 2 de seus regimentos, e o 8º regimento da 1ª divisão de cavalaria dos EUA, que caiu no cerco após ser despachado com urgência para cobrir flanco perfurado do oitavo exército.

Na linha Thaechon-Unsan, as unidades do primeiro corpo de exército dos EUA receberam também um golpe demolidor.

Os inimigos registraram sua derrota desse dia como "tragédia de Unsan".

Assustado por esta derrota, o comandante do 8º exército estadunidense, Walker, ordenou a retirada geral de todas as unidades.

A vitória fulminante no combate de Unsan, empreendido segundo a orientação operacional e tática do grande Líder camarada Kim Il Sung, frustrou por completo a intenção dos imperialistas estadunidenses de concluir a guerra coreana antes do "Dia de Ação de Graças"

Nenhum comentário:

Postar um comentário