terça-feira, 18 de julho de 2023

Altitude de heróis, fortaleza indestrutível


A altitude ao sul do cruzamento entre a estrada Rinje-Yanghwiri e a Yanggu-Yanghwiri era, do ponto de vista estratégico, um lugar importante que conecta o monte Taeu, os picos Kachil e Mae.

Os inimigos, que sofreram uma vergonhosa derrota em sua “ofensiva de verão” de grande envergadura, concentraram sigilosamente uma quantidade de forças na parte oriental da frente fingindo dirigir seu ataque principal na parte ocidental. Eles prepararam a “ofensiva de outono” para ocupar de uma só vez a RPDC unindo-se com as tropas que desembarcariam na costa do Mar Leste da Coreia.

Decifrando esta astuta intriga do inimigo, o Comandante Supremo Kim Il Sung transladou algumas unidades de defesa do EPC do oeste para o leste. Por outra parte, apresentou a orientação de formar uma sólida línea defensiva na altitude 1211 onde se previa um ataque de grande envergadura do inimigo para frustrar a intenção deste.

A princípios de setembro de 1951, os adversários iniciaram sua ofensiva. Lançavam de 30 a 40 mil bombas e projéteis diariamente sobre a altitude 1211 e ficaram obcecados em reiterar seu ataque em "forma de onda" mais de dez vezes por dia.

Os militares do EPC tiveram na altitude coberta pelas chamas uma reunião aberta do Partido, a da Juventude Democrática, comício, etc., em que adotaram o juramento dedicado ao Líder, e lutaram com afinco contra os agressores durante mais de um mês.

Após sofrer consecutivos fracassos no ataque, o inimigo mudou sua direção e partiu para a altitude 851 a noroeste da comuna Sathae, vociferando sobre “máximo bombardeio” e “máximo tiroteio”, com o fim de ocupar a altitude 1211 mediante o ataque por seus flancos.

Na batalha severa, os defensores demonstraram sem reserva seu heroísmo massivo e abnegação.

Aproveitando as horas livres de combate, fizeram instrumentos musicais nas trincheiras e levaram a vida de modo otimista, cantando e dançando.

Os habitantes das aldeias próximas, incluindo os das comunas Soksa e Sungap, transportaram alimentos e munições à altura sob uma chuva de balas e restauraram estradas e pontes destruídas.

Os soldados e os habitantes, unidos como um só, defenderam com o espírito heroico a altitude, derrotando a ofensiva estival e outonal do inimigo, e causaram a eles mais de 29 mil baixas entre mortos, feridos e prisioneiros, mais de 40 aviões derrubados e mais de 60 tanques e outros meios de combate destruídos e capturados.

A segunda divisão de infantaria do EPC recebeu o título de Guarda e muitos oficiais e soldados receberam condecoração estatal.

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário