terça-feira, 11 de julho de 2023

Chanceler coreana critica decisão dos EUA de enviar arma letal para a Ucrânia


A ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, Choe Son Hui, publicou em 11 de julho a seguinte declaração:

Os EUA levaram por fim à crise de guerra a segurança do continente europeu mediante a expansão escalonada da OTAN ao leste e tentam cometer desta vez uma barbaridade antiética que colocará em perigo até os civis inocentes e pacíficos.

Em 7 de julho, o presidente estadunidense publicou uma decisão preocupante sobre o fornecimento da bomba de fragmentação para a Ucrânia, o que gera uma grande comoção em escala global.

Está proibido no âmbito internacional o uso dessa bomba porque é reconhecida como arma de extermínio massivo muito perigosa.

Nestes momentos precisamente, são reportadas em todas partes do mundo as perdas causadas pelas bombas de fragmentação lançadas pelas tropas estadunidenses.

A decisão dos EUA sobre a entrega da arma letal para a Ucrânia é uma opção muito perigosa e significa expor outra vez sua natureza de destruidor da paz que toma como política nacional e modo de existência a agressão e o massacre.

É natural que até o secretário-geral da ONU expusesse seu rechaço à ação dos EUA e cresçam as críticas da sociedade internacional.

Acerca da presente medida, o presidente estadunidense confessou que foi uma "decisão difícil".

Este fato faz o mundo ver outra vez a conduta descarada dos EUA, país criminoso de guerra e difusor de armas de extermínio massivo, que para manter sua hegemonia, não tomam em consideração a vida dos civis pacíficos embora conheçam bem as terríveis consequências do fornecimento da bomba de fragmentação.

Os EUA devem estar dispostos às consequências desastrosas se tratam de introduzir na guerra da Ucrânia essa arma de destruição massiva que até seus países satélites evitam.

A realidade comprova claramente que os EUA são os principais culpados por prolongar intencionalmente o incidente da Ucrânia e "inimigos horríveis da humanidade" que danificam a paz e a segurança do mundo.

Sob autorização, condeno categoricamente em nome do governo da RPDC a presente decisão dos EUA, qualificando-a de perigoso ato criminoso para levar o mundo à nova calamidade e demando energicamente seu cancelamento imediato.

A decisão dos EUA não pode subjugar o espírito do exército russo para defender a dignidade e a soberania do país e somente redobrará o sentimento anti-EUA do povo russo.

O governo da RPDC e todo o povo coreano voltam a manifestar firme apoio e solidariedade à causa justa do povo russo, convencidos de que a Rússia logrará sem falta a vitória final superando com coragem todas provas e dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário