quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Relações de amizade e cooperação RPDC-Guiné Equatorial que se desenvolvem século após século


A República de Guiné Equatorial celebra seu 54º aniversário de fundação em 12 de outubro do presente ano.

Seu nascimento foi um evento histórico em que o povo guinéu-equatoriano pôs ponto final ao domínio colonial prolongado das forças estrangeiras e recuperou a dignidade e a soberania nacional provocando assim uma mudança decisiva no forjamento de seu destino.

As relações com a República Popular Democrática da Coreia se iniciaram quando o grande Líder camarada Kim Il Sung fez o primeiro encontro em Pyongyang, capital da RPDC, com o Presidente Obiang Nguema Mbasogo em agosto de Juche 73 (1984).

O líder anfitrião se encontrou com o visitante junto com sua comitiva e lhe esclareceu o caminho a seguir para a criação da nova vida.

Também apoiou a luta do povo guinéu-equatoriano que obteve a independência nacional, estabeleceu uma relação de intimidade com o visitante e criou nova história e tradição de amizade de ambos países em rechaçar a intervenção das forças estrangeiras e aspirar ao desenvolvimento independente.

O grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il voltaram a tratar cordialmente Obiang que permaneceu na RPDC de 14 a 26 de abril de Juche 81 (1992) para participar nos atos comemorativos ao 80º aniversário do grande Líder e o 60º aniversário de fundação do Exército Popular da Coreia.

Durante sua estada, outorgou aos grandes Líderes a máxima condecoração de seu país, a “Grande ordem da independência", em sinal de máximo respeito e veneração.

As relações de amizade e cooperação preparadas pelos líderes de ambos países são fortalecidas e desenvolvidas incessantemente pelo Secretário-Geral Kim Jong Un mesmo em meio à complicada e difícil situação internacional.

O presidente Obiang, ao receber o Prêmio Internacional Kim Jong Il, o primeiro a receber em seu país, em agosto de Juche 102 (2013), expressou seu desejo de visitar a RPDC e encontrar-se com o Secretário-Geral Kim Jong Un para aprender com ele o método revolucionário de luta da Coreia.

Até o presente ele envia mensagens de felicitação e telegramas com motivo das datas importantes da RPDC, incluindo o Ano Novo, o Dia da Estrela Brilhante (16 de fevereiro), o Dia do Sol (15 de abril), o dia de fundação da RPDC (9 de setembro), etc.

Foram realizadas mais de 50 visitas, contatos e intercâmbios das delegações partidistas, governamentais e parlamentares entre ambos países, incluindo a participação da delegação do Partido Democrático de Guiné Equatorial liderada pelo secretário-geral no ato comemorativo ao 70º aniversário de fundação da RPDC em 9 de setembro de Juche 107 (2018).

Especialmente, foi ativado o intercâmbio de delegações entre a Assembleia Popular Suprema da RPDC e a Assembleia Popular de Representantes de Guiné Equatorial e foram organizados os grupos de amizade dos deputados, assim como foram impulsionados energicamente o desenvolvimento das relações amistosas e cooperativas mediante o intercâmbio de opiniões e a colaboração entre os órgãos legislativos de ambos países.

Fortalecer e desenvolver incessantemente as tradicionais relações de amizade e cooperação entre os dois países baseada na fidelidade fraternal é a vontade invariável de nosso partido e povo.

Hoje em dia o partido, o governo e o povo guinéu-equatorianos se esforçam para consolidar o vínculo amistoso sem esconder a admiração ante aos êxitos louváveis que logra o povo coreano mesmo na pior crise sanitária mundial sob a sábia direção do camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da RPDC.

O povo coreano confia que o povo guinéu-equatoriano construirá um país rico e próspero sob a direção do Obiang superando os desafios e dificuldades de todo tipo.

As relações bilaterais que se desenvolveram século após século se fortalecerão invariavelmente na luta comum dos povos de ambos países para lograr o desenvolvimento independente rechaçando a intervenção das forças estrangeiras.

So Ho Won, presidente do grupo de amizade entre RPDC e Guiné Equatorial dos deputados da Assembleia Popular Suprema da RPDC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário