terça-feira, 11 de outubro de 2022

Para a construção do Partido do Trabalho da Coreia


O Partido do Trabalho da Coreia foi fundado em 10 de outubro de Juche 34 (1945). Sua preparação orgânica e ideológica foi iniciada já na época da Luta Revolucionária Antijaponesa pelo grande Líder camarada Kim Il Sung.

A União para Derrotar o Imperialismo (UDI) organizada pelo grande Líder em 17 de outubro de Juche 15 (1926) foi o ponto de partida para a construção do partido revolucionário de novo tipo.

Mediante as atividades revolucionárias de vários anos, ele preparou o cimento para criar uma organização partidista revolucionária de novo tipo.

Com base nisso, fundou em Kalun em 3 de julho de Juche 19 (1930) a Associação de Camaradas Konsol, primeira organização partidista.

O grande Líder camarada Kim Il Sung escreveu em suas Memórias “No Transcurso do Século”: Efetivamente estávamos tão jubilosos que queríamos disparar salvas não com pistolas, mas com canhões em homenagem à constituição da primeira organização do partido. De fato, faltavam palavras para expressar nossa alegria e dignidade por haver jurado com solenidade ante a época e a história consagrar todo nosso ser à revolução, como militantes do Partido da Coreia.

Graças à constituição da primeira organização partidista a revolução coreana em seu conjunto entrou em um novo caminho de progresso sob a direção unificada da organização do partido.

Através das atividades do Comitê de Ação Partidista no País e das organizações de base do Partido criadas em amplas zonas sob a direção do Comitê do Partido do Exército Revolucionário Popular da Coreia, órgão central diretivo da revolução antijaponesa, o movimento de libertação nacional antijaponês entrou em uma nova e alta etapa e nosso povo logrou a vitória final na Luta Revolucionária Antijaponesa, logrando assim a histórica causa de libertação da pátria.

Após a libertação da pátria (15 de agosto de 1945), o grande Líder promoveu o trabalho de fundar sem demora o Partido revolucionário de tipo Juche.

Apresentou a original orientação de fundar o partido mediante o método de criar e ampliar as organizações de base e, com base nisso, fez consolidar as organizações partidistas locais.

À medida que eram impulsionados de modo exitoso os preparativos para a fundação do partido e se apresentou como exigência madura o problema de formar seu organismo diretivo central, foi convocada uma reunião preliminar para a fundação do partido em 5 de outubro de Juche 34 (1945) e foi efetuado o Congresso Fundacional do Comitê Central Organizador do Partido Comunista da Coreia do Norte, que foi realizado de 10 a 13 de outubro.

Na ocasião o grande Líder propôs criar o referido Comitê, como o poderoso órgão de direção central do Partido, e apresentou sua linha organizativa e política.

Logo constituiu o Comitê Central Organizador do Partido Comunista da Coreia do Norte e proclamou a fundação do Partido.

Assim foi criado o partido revolucionário de tipo Juche, tendo o Juche como sua ideia reitora e herdando a tradição revolucionária antijaponesa e foi concluída exitosamente a histórica causa da fundação do Partido iniciada desde a constituição da UDI.

Graças à sua fundação, nosso povo pôde contar com seu própria e fidedigno destacamento de vanguarda, poderoso Estado-Maior político da revolução e forjar triunfalmente seu destino e foi aberta uma nova história do Partido revolucionário da época da independência.

Naenara (11.10.2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário