quarta-feira, 28 de março de 2018

Discurso de Kim Jong Un em banquete na China (27-03-2018)



 O respeitado líder supremo Kim Jong Un pronunciou um discurso no banquete opíparo oferecido por Xi Jinping no Grande Palácio do Povo.

O texto completo do discurso segue abaixo:

"Estimado Secretario Geral Xi Jinping,

Estimada senhora Peng Liyuan,

Queridos companheiros chineses;

Nesta nova situação da Península Coreana caracterizada por mudanças repentinas sem precedentes, realizamos uma visita relâmpago à República Popular da China com o desejo de manter invariavelmente a longa tradição de amizade Coreia-China e o sentido do dever revolucionário de seguir desenvolvendo excelentemente geração após geração as relações entre ambos países.

Antes de tudo, agradeço de todo coração ao estimado Secretario Geral Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan por nos haver brindado com uma amável e fraternal hospitalidade encontrando um tempo em meio às ocupações como dirigente do Partido e Estado.

A esmerada atenção e profunda solicitude dispensadas pelo companheiro Xi Jinping e outros quadros dirigentes do Partido e Estado chineses que aceitaram com muito gosto nossa proposta de visita relâmpago e em um curto lapso de tempo fizeram possível que a visita fosse efetuada exitosamente, me emocionou muito e os agradeço sinceramente.

Gostaria de aproveitar esta ocasião significativa para felicitar calorosamente a celebração do XIX Congresso do Partido Comunista da China, a seguinte exitosa conclusão das "reuniões" e a eleição do companheiro Xi Jinping como presidente da República Popular da China e da Comissão Militar Central da RPCh.

Também transmito cordiais saudações de todos os membros do Partido do Trabalho da Coreia e do povo coreano ao Partido Comunista da China e ao povo chinês.

Queridos companheiros chineses,

Esta é minha primeira visita a China.

É muito natural que o destino de minha primeira viagem ao exterior seja à capital da RPCh e isto é meu nobre dever de apreciar a amizade Coreia-China como minha própria vida e continuá-la de geração em geração.

Para mim é uma grande honra visitar um grande vizinho e nesta oportunidade percebi uma vez mais o valor da amizade Coreia-China, patrimônio comum e legado imortal dos líderes precedentes de ambos países.

Em sua longa luta comum em que se apoiaram e cooperaram derramando sangue e se expondo ao perigo um para o outro, os povos coreanos e chineses experimentaram na própria carne que estão unidos por laços inseparáveis e deram conta perfeitamente dos laços valiosos que resultam no ambiente de paz e estabilidade da região para os países irmãos que são divididos por um rio e que é preciso preservá-lo.

Pouco antes o Secretario Geral Xi Jinping e eu intercambiamos critérios sinceros sobre os atuais assuntos importantes como o desenvolvimento das relações de amizade entre ambos países e o controle da situação da Península Coreana, assim como afirmamos nossa vontade de consolidar o sistema socialista e buscar um futuro feliz a ambos povos.

Nosso Partido e Governo manifestam-se firmes em sua posição de desenvolver em uma nova altura as relações de amizade Coreia-China que foram estabelecidas na sagrada luta comum pela causa socialista em resposta ao nobre ideal de seus líderes antecedentes e que conservaram sua natureza intrínseca ante às adversidades da história.

Companheiros,

O Partido do Trabalho da Coreia e o povo coreano se sentem alegres, como se fossem seus, pelas importantes realizações alcançadas pelo povo chinês na causa da construção de uma potência socialista modernizada da nova era sob a direção do Partido Comunista da China liderado pelo companheiro Xi Jinping e por seu prestígio cada dia maior na arena internacional.

Desejamos de coração que o povo chinês alcance uma grande prosperidade ao materializar brilhantemente as tarefas apresentadas pelo Congresso do Partido sob a guia de seu Secretário Geral.

Convencido de que o primeiro encontro significativo com o companheiro Xi Jinping nesta primavera cheia de júbilo e esperança será uma boa ocasião para as frutíferas relações de amizade de ambos países, proponho um "brinde" pelo fortalecimento do grande Partido Comunista da China e pela prosperidade da República Popular da China, e pela saúde do estimado companheiro Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan e de todos companheiros presentes aqui."

Nenhum comentário:

Postar um comentário