quinta-feira, 22 de março de 2018

Associação Nacional Coreana



A Associação Nacional Coreana foi organizada por Kim Hyong Jik em Hakdang-gol (vale Hakdang), Pyongyang, em 23 de março de 1917.

Foi uma organização clandestina que tinha como objetivo alcançar a independência nacional e estabelecer um Estado verdadeiramente civilizado através dos esforços concentrados da nação coreana. Sua tarefa de luta era reunir as amplas seções das massas na luta de libertação nacional anti-japonesa, mobilizando-as, construindo firmemente suas organizações e expulsando os imperialistas japoneses e assim alcançando a independência do país com a força do próprio povo coreano.

Ela atraiu pessoas de diferentes classes sociais, incluindo trabalhadores, camponeses, professores, estudantes, soldados (do Exército da Independência), comerciantes, religiosos e artesãos.

Sua rede organizacional se espalhou por todo o país - Phyongan Norte e Sul, Hwanghae, Jolla Norte e Sul, Kyongsang Norte e Sul e Kyonggi - e chegou a Pequim, Xangai, Jilin, Fusong, Linjiang, Changbai, Liuhe, Kuandian, Dandong, Huadian e Xingjing na China.

Ao mesmo tempo em que expandia suas organizações, lançava vigorosamente atividades de informação e publicidade destinadas a despertar os amplos setores das massas para a luta anti-japonesa, e deu um forte impulso para levantar fundos e obter armas necessárias para uma luta armada e para o treinamento de quadros militares.

Algumas bases da organização foram descobertas no outono de 1917, e mais de 100 membros da associação foram presos, mas foram restauradas rapidamente graças às atividades enérgicas de Kim Hyong Jik.

Realizou uma reunião em novembro de 1918 e depois em julho de 1919 em Chongsudong na Coreia, e uma reunião em agosto de 1919 em Kuandian e uma reunião em agosto de 1925 em Fusong, China. Nessas reuniões, avançou novas políticas e tarefas de combate para suas organizações subordinadas e seus membros. Para implementar essas tarefas, organizou e lançou esclarecimentos sobre as massas e atividades militares.

Foi uma das maiores organizações revolucionárias antijaponesas no país e no exterior que os patriotas coreanos, que teve participação ativa antes e depois do Levante Popular de Primeiro de Março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário