sábado, 31 de março de 2018

Ri Kyu Bo, um poeta de Koryo


Ri Kyu Bo (1168–1241) foi um poeta de Koryo (918–1392). Desde a sua infância, ele foi chamado de "menino prodígio" por sua inteligência, sua boa escrita e por lembrar bem o conteúdo de qualquer livro que ele lia.

Ele passou no exame do Estado em 1190, mas, em vez de entrar no serviço público, dedicou-se a escrever por mais de dez anos. Naqueles dias, ele fez amizade com escritores famosos e escreveu muitas boas obras sobre sua influência. Mais tarde, ele foi nomeado funcionário do governo local antes de ser promovido a vários cargos em órgãos centrais. Quando invasores estrangeiros invadiram o país em 1232, ele se juntou a batalhas para defender o país apesar de sua idade avançada e escreveu vários poemas. Nos últimos anos de sua vida, ele se aposentou do governo e passou os anos restantes escrevendo.

Ele criou muitos trabalhos com base na visão ideológica e estética progressista em relação ao período que vivia.

Seus poemas patrióticos, incluindo "Minha preocupação, relâmpago em outubro" e "Notícias da Vitória" que foram escritos nos dias de guerra contra agressores estrangeiros, e suas outras obras, como "Eu respeito o poema", mostram bem sua tendência realista de criação, pois dão uma imagem artística precisa da vida real.

Sua obra "Eu rio na cama e reescrevo depois de alguns dias" é uma obra-prima que dá uma descrição vívida das misérias e sofrimentos das pessoas e desnudam a tirania dos governantes feudais.

Ele escreveu muitas outras obras, incluindo "Pica-pau e Calendula Officinalis", que retratam vividamente cenários naturais, e "A menina colhendo flores", que retrata os belos costumes e emoções das pessoas.

Além de poemas, ele escreveu muitas prosas de vários temas e formas - uma coleção de contos populares "Contos de Paekun", um livro de anotações de viagem, "O registro da viagem ao sul", e prosas satíricas "Eu zombo da ociosidade e Quem realmente é insano?"

Um registro antigo diz que Ri escreveu mais de 8 000 poemas, dos quais apenas 2 000 foram repassados.

Sua coleção de obras Tonggukrisanggukjip consiste em 14 livros em 53 volumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário