terça-feira, 23 de março de 2021

Feitos imortais gravados nos anais da amizade RPDC-Cuba


Transcorreram 35 anos desde que o grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il se reuniram com o líder da revolução cubana, camarada Fidel Castro Ruz, e guiaram a delegação do governo e partido da República de Cuba em visita ao nosso país. 

Em 8 de março de Juche 75 (1986) o grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il foram ao Aeroporto de Pyongyang (como se chamava na época) para receber com hospitalidade e cordialidade o camarada Fidel Castro Ruz e sua delegação, que visitavam nosso país após atravessar oceanos e continentes.

O encontro histórico do grande Líder com o camarada Fidel Castro Ruz foi uma ocasião importante para desenvolver e fortalecer as relações de amizade entre RPDC e Cuba, baseadas na camaradagem e na mais cálida amizade dos líderes da revolução dos dois países.

O tratado sobre a amizade e cooperação entre RPDC e Cuba estabelecido naquele período e o acordo logrado no encontro do grande Líder com o camarada Fidel Castro Ruz serviram de garantia legal e marco histórico em estimular e encorajar um ao outro à luta pelo socialismo e independência antiimperialista.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il disse como segue:

"Embora os povos coreano e cubano se encontrem geograficamente distantes, o coração dos dois povos são solidamente unidos."

Os povos coreano e cubano sempre apoiaram e cooperaram estreitamente um ao outro na luta pela construção do socialismo, lutando juntos na frente avançada comum antiimperialista e hasteando a bandeira do socialismo e da revolução.

O grande Líder camarada Kim Il Sung estendeu firme solidariedade à luta justa do povo cubano pela construção do socialismo e defesa dos ganhos da revolução e rechaçou as manobras de destruição e agressão dos imperialistas desde o primeiro dia da vitória da revolução cubana. Nosso povo, sob a direção do grande Líder, apoiou ativamente a construção socialista em Cuba e considerou como sagrado dever internacionalista defender a revolução cubana.

Em discurso em banquete de boas vindas, o camarada Fidel Castro Ruz expressou que há muito desejava encontrar-se pessoalmente com o grande Líder e que o povo coreano estendeu cálido apoio mesmo nos períodos mais difíceis.

O povo cubano também enviou apoio e encorajamento ativos à justa causa de nosso povo pela reunificação pacífica e independente da pátria e a construção do socialismo.

Os povos dos dois países se uniram solidamente como camaradas de armas na luta comum pelo socialismo e independência antiimperialista.

O grande Líder camarada Kim Il Sung e o grande Dirigente camarada Kim Jong Il, junto com os camaradas Fidel Castro Ruz e Raul Castro Ruz, fizeram grande contribuição ao estabelecimento de relações de amizade especiais entre RPDC e Cuba que foram desenvolvidas e preparadas com base nos princípios socialista e revolucionário e na lealdade camaradesca, com os dois partidos e Estados realizando assistência comum na esfera internacional e cooperando ativamente em todos os setores, incluso em cultura, economia e política.

Os feitos imortais do grande Líder acumulados pelo fortalecimento da amizade RPDC-Cuba brilham ainda mais sob a direção do estimado camarada Kim Jong Un.

O estimado camarada Secretário-Geral dedica grandes esforços ao desenvolvimento, fortalecimento e expansão das relações de amizade RPDC-Cuba conforme à demanda da nova época e considera importante as relações de amizade e cooperação camaradescas e estratégicas entre os dois países legada pelos grandes líderes.

O estimado camarada Secretário-Geral expressou sua intenção de desenvolver e consolidar mais e continuar invariavelmente a história e tradição de amizade entre os dois países no encontro com o camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez (na época presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros da República de Cuba), Presidente de Cuba que visitou nosso país em novembro de Juche 107 (2018).

Os encontros e conversações entre o estimado camarada Secretário-Geral e o camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez serviram de significativo divisor de águas que demonstrou a intenção de continuar eternamente as relações de amizade entre os dois países.

As relações de amizade e cooperação entre os dois países, que transcorrem décadas e séculos graças às atividades externas enérgicas do estimado camarada Secretário-Geral se desenvolvem bem conforme à demanda da época.

Nosso povo se alegra, como se fosse seu próprio, com os êxitos alcançados pelo fraterno povo cubano na luta para defender o socialismo e os ganhos da revolução, considerando como grande orgulho ter como amigo o povo cubano no Hemisfério Ocidental.

Hoje em dia o povo cubano avança vitoriosamente a revolução e segura a bandeira do socialismo e da independência antiimperialista derrotando a cada passo as maquinações anti-Cuba cada vez mais descaradas.

Fortalecendo o papel diretivo do partido na construção e revolução, logra êxitos em vários setores, incluso cultura e arte, esporte, educação e saúde pública,

Fortalece o sistema de produção regional e nacional e impulsiona o desenvolvimento comercial e industrial apesar do bloqueio severo. Em particular, cada região se esforça para desenvolver o setor de serviço público e a produção de produtos alimentícios e solucionar os problemas com as próprias forças. Dedica grandes esforços à produção de alimentos considerando a autossuficiência alimentar como assunto importante relacionado com a soberania nacional do país.

O partido e governo cubanos dedicam grandes esforços ao fortalecimento das forças de defesa nacional para defender o socialismo. As maquinações anti-Cuba das forças hostis fracassaram completamente graças às ações tenazes e vontade revolucionária do povo e exército cubanos.

O coração dos povos coreano e cubano estão solidamente unidos. A unidade e amizade combativa entre os povos dos dois países, que se tornam mais sólidas no processo de superar as dificuldades, consolidadas e desenvolvidas no processo de luta e cooperação pela causa comum, são um exemplo excelente de relações de camaradagem.

Nosso povo, assim como no passado, no futuro também, seguirá dedicando esforços a desenvolver e fortalecer a unidade e amizade com o povo cubano.

Ri Hak Nam

Nenhum comentário:

Postar um comentário