segunda-feira, 6 de julho de 2020

Primeira organização armada revolucionária da Coreia



O imperialismo japonês que ocupou militarmente a a Coreia em 1905 pisoteou impiedosamente até no elemental direito de viver do povo coreano, aplicando uma política colonial despótica. Como consequência, sucederam incessantemente por toda parte do país as resistências para recobrar a soberania nacional, tais como a luta de voluntários, o movimento do exército independentista, a luta antijaponesa de trabalhadores, camponeses e jovens e estudantes. Porém todas as resistências não puderam evitar o fracasso por serem ações dispersas carentes de estratégia e táticas corretas.

Para salvar o destino do país e da nação caídos em extrema miséria, era preciso fundar um exército de novo tipo, capaz de enfrentar com armas os inimigos armados.

O camarada Kim Il Sung apresentou a linha de luta armada na conferência de Kalun (30 de junho-2 de julho de 1930) e acelerou sua preparação

Dada a condição de que não contavam com manual militar nem tinham experiências para tomar como modelo em empreender a luta armada, ademais da falta de armas, ele decidiu criar uma organização político-paramilitar de caráter provisório.

Em 6 de julho do mesmo ano foi realizado o ato da fundação do Exército Revolucionário da Coreia (ERC) na Escola Samgwang de Guyushu.

Na ocasião ele proferiu o discurso intitulado “Missão e deveres principais do Exército Revolucionário da Coreia”.

Sua missão e deveres principais consistiam em empreender energicamente as atividades político-militares para formar o escopo nuclear da luta armada, preparar armas necessárias e acumular as experiências militares, e unir firmemente as massas populares para a organizada luta armada antijaponesa.

O ERC se compôs de vários destacamentos. A cada soldado se outorgavam a arma e um cinto vermelho escrito “Exército Revolucionário da Coreia”.

Seus grupos armados acondicionaram a base de atividade em vários lugares do país e prepararam o terreno de massas para a luta armada, despertando as amplas massas populares mediante várias maneiras e métodos tais como o ensino na escola diurna e na noturna, as atividades artísticas, etc. Por outra parte, obtiveram muitas armas através de batalhas de pequena envergadura e acumularam as experiências militares para a luta armada.

Os membros do ERC se tornaram o escopo nuclear da Guerrilha Popular Antijaponesa fundada em 25 de abril de 1932.

Nenhum comentário:

Postar um comentário