sexta-feira, 3 de julho de 2020

Associação de Camaradas Konsol, primeira organização partidista



A Associação de Camaradas Konsol, que deu origem ao Partido do Trabalho da Coreia, foi constituída há 90 anos.

Kim Il Sung, que empreendeu as atividades revolucionárias com o grande propósito de derrotar o imperialismo japonês e libertar a pátria, acelerou a preparação para fundar um partido de novo tipo. Foi quando ele soube que o Partido Comunista da Coreia havia sido expulso do Comintern que ele começou a buscar o caminho para fundar um novo partido.

O PCC, fundado em abril de 1925, deixou de existir em 1928 por conta da cruel repressão do imperialismo japonês que ocupou a Coreia em 1905 e das disputas sectárias pela hegemonia entre personalidades de sua classe superior. A Internacional rejeitou o PCC, ordenou que fosse organizado e exigiu que os comunistas coreanos da Manchúria e Japão ingressassem nos partidos existentes nos países respectivos segundo o principio de um partido para cada país.

Naquele tempo, Kim Il Sung empreendia atividades revolucionárias na zona da Manchúria, Todavia, com o argumento de seguir a diretiva da Internacional, não poderia viver indefinidamente em um quarto da moradia de outro, renunciando à fundação do partido independente. Que os coreanos deviam ter seu próprio partido foi seu critério e posição.

Considerou que o método mais racional e realista era constituir primeiro as organizações de base do partido com os comunistas da jovem geração como escopo para logo as estender e fortalecer.

Em 3 de julho de 1930, Kim Il Sung constituiu em Kalun a primeira organização partidista com os jovens revolucionários que formou empreendendo atividades revolucionárias durante vários anos, e propôs chamá-la de Associação de Camaradas Konsol. Esta denominação representação representava, tal como estava, seu desejo e vontade de desenvolver e levar ao triunfo a revolução mediante a busca e agrupação dos camaradas que podiam compartilhar um mesmo destino.

Mais tarde, foram estabelecidas muitas organizações de base do partido na parte nortenha da Coreia às margens do rio Tuman, incluso em Onsong e em várias regiões da Manchúria.

O trabalho pela fundação do partido foi impulsionado energicamente desde que foi empreendida a Luta Armada Antijaponesa. Foram criadas as organizações do partido em todos os níveis nas filas armadas antijaponesas e nas zonas guerrilheiras e foram elevados sem cessar sua função e papel, e incluso se estenderam nas regiões setentrionais e fronteiriças da Coreia e nas habitadas por coreanos no nordeste da China.

A constituição do comitê do partido no Exército Revolucionário Popular da Coreia em maio de 1934 serviu de sucesso significativo para o movimento comunista da Coreia e a futura construção do Partido do Trabalho da Coreia. Em efeito, se estabeleceu um sistema de direção unificada sobre suas organizações partidistas de todos os níveis permitindo ativar a Luta Armada Antijaponesa e a construção do partido com apoio das forças revolucionárias internas organizadas.

Com base nos êxitos e experiências obtidos durante a Luta Revolucionária Antijaponesa foi fundado o Partido do Trabalho da Coreia em menos de dois meses após a libertação do país em agosto de 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário