domingo, 26 de julho de 2020

O primeiro tiro soou em Moncada



Hoje marca o 67º aniversário do ataque dos revolucionários cubanos ao quartel Moncada, uma das fortalezas do regime ditatorial de Batista. 

O povo cubano celebra anualmente de forma significativa esta data. A história da República de Cuba, que constantemente avança levantando a bandeira socialista, não pode ser pensada à parte deste evento. 

No transcurso do século XX, o povo cubano empreendeu constantes lutas contra os imperialistas e a tirania.Neste processo, muito sangue foi derramado e o gosto amargo de frustração e fracasso foi sentido.

Após o restabelecimento do regime ditatorial de Batista, o direito à vida e independência do povo cubano foram brutalmente suprimidos por este regime fascista. O povo cubano chegou à conclusão que, para livrar-se do maltrato e opressão desumanos, deveriam engajar-se ativamente na luta armada.

Então, o povo cubano organizou tropas armadas e preparou as forças revolucionárias para, em 26 de julho de 1953, atacar o quartel Moncada, ponto militar estratégico do regime ditatorial de Batista. Este foi um evento histórico que abriu da revolução cubana por liberdade, independência, justiça e verdade, e marco transcendental na luta revolucionária do povo cubano.

Os tiros de justiça que soaram em Moncada se tornaram o primeiro sinal de fogo da luta armada em Cuba. Este final de fogo, com as chamas do levante popular, viria a derrubar o regime ditatorial reacionário e estabelecer o primeiro regime socialista no hemisfério ocidental.

Após a vitória da revolução, o povo cubano seguiu pelo caminho de constante progresso e vitória, defendendo resolutamente a pátria, a revolução, a soberania e os ganhos do socialismo frente às manobras das forças hostis, sob a correta liderança do Partido Comunista de Cuba, tendo o camarada Fidel Castro como líder.

Hoje, o povo cubano sob a liderança do Presidente camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez impulsiona energicamente a construção e a revolução e fortalece a posição socialista.

Cuba está colocando grande ênfase no setor agrícola para levantar a economia nacional. Em particular, o setor agrícola está buscando garantir a autossuficiência alimentar de acordo com a situação criada.

Recentemente, o camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez enfatizou em uma conferência que a autossuficiência alimentar é uma questão importante relacionada com a soberania nacional e que todas regiões devem trabalhar duro para produzir alimentos suficientes. Também apontou que os setores de agricultura e criação de animais devem aumentar a produção e abraçar ativamente as ciências e técnicas modernas.

Cuba também se engaja ativamente em projetos para superar a crise energética. Junto com o fortalecimento da luta de poupança, fomenta ativamente o uso de energias naturais.

O povo cubano poupou muitos combustíveis fósseis fazendo grande uso de energias naturais. Com base nisso, planeja nos próximos 10 anos alcançar com energia natural o valor de um quarto da demanda de energia nacional.

Nosso povo expressa solidariedade e apoio aos feitos de justiça do povo cubano que avança firmemente no caminho socialista.

O povo cubano, que ainda hoje mantém em seus corações o tiroteio de Moncada, fazem esforços ativos para criar felicidade e prosperidade com as próprias forças e defender o regime socialista com armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário