Um poderoso tufão que trás consigo nuvens de chuva escuras, com grande poder destrutivo, pode levantar a cobertura de edifícios e derrubar árvores. Com a queda de uma chuva torrencial, as estradas por onde passam os carros ficam alagadas e as pessoas deixam suas moradias apressadamente buscando um local de evacuação. Irrompe impiedosamente seja edifícios ou árvores, com ondas de dezenas de metros de altura no mar caindo profundamente sobre a terra...
Essa é uma cena comum nos países por onde passam os tufões.
Nos últimos anos tem sido mais fortalecida a atenção sobre as atividades de tufões, um dos fenômenos climáticos catastróficos.
A região da Ásia-Pacífico sofre grandemente com a influência de tufões. Filipinas, Tailândia, Vietnã, Myanmar, China e Japão são constantemente afetados por tufões. Cerca de 20 tufões ocorrem anualmente nas Filipinas, causando enormes perdas não só a este país mais a outros países.
Neste ano também ocorreram vários tufões.
Nas Filipinas, uma pessoa desapareceu e nove morreram pela ocorrência do tufão entre 1 e 5 de junho. Segundo o Conselho Nacional de Gestão de Redução de Risco de Desastres deste país, o tufão danificou 94.000 pessoas em nove áreas da ilha Luzon e nas partes sul e central do país. Foi dito ademais que consideráveis perdas econômicas foram registradas no setor agrícola.
Em fevereiro, tufões varreram várias partes das Filipinas destruíram mais de 170 casas, estradas, pontes e outras infraestruturas, causando 53.000 vítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário