segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Recordando a história de amizade com Guiné Equatorial


30 de janeiro deste ano é um dia significativo que marca o 54º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República da Guiné Equatorial.

Embora tenham transcorridos mais de 50 anos desde aquele momento, eu, que sou ex-embaixador da RPDC na Guiné Equatorial, não posso me esquecer das façanhas imortais do grande Líder camarada Kim Il Sung que estão gravadas na história de amizade entre os dois países.

Neste mesmo dia há 54 anos, o grande Líder camarada Kim Il Sung, precursor da causa da independência do mundo, fez com que nossa República estabelecesse relações diplomáticas com Guiné Equatorial, que havia logrado sua independência há apenas 3 meses. Isso constituiu um evento significativo que gravou a primeira página na longa história de amizade entre os povos de RPDC e Guiné Equatorial.

Depois do estabelecimento das relações diplomáticas, o grande Líder sempre prestou profunda atenção à luta do governo e povo da Guiné Equatorial pela construção de uma nova sociedade, e ofereceu assistências materiais e espirituais.

Em agosto de 1984 e abril de 1992, o grande Líder se encontrou pessoalmente com o Presidente Obiang Nguema Mbasogo que realizou uma visita oficial ao nosso país e aclarou em detalhes o rumo e os métodos para que o povo da Guiné Equatorial, que se mobilizou à construção de uma nova sociedade independente e próspera, possa avançar por si mesmo e inspirou neles força e coragem.

Além disso, o grande Líder enviou hábeis especialistas de agricultura e arquitetura de nosso país e enviou muitos materiais como cimento e aço, e desta maneira alentou fortemente a construção de uma economia independente do povo da Guiné Equatorial.

O Presidente Obiang, que ficou profundamente comovido com a nobre virtude e sublime dever moral internacionalista do grande camarada Kim Il Sung, expressou seus sentimentos como segue em sua reunião com a delegação estatal de nosso país liderada pelo presidente do Presídium da Assembleia Popular Suprema da RPDC que realizou uma visita oficial à Guiné Equatorial em maio de 2016.

Quando falamos da história do desenvolvimento das relações entre os dois países, sempre penso em primeiro lugar sobre o Presidente Kim Il Sung, grande Líder do povo coreano. Jamais poderei esquecer daqueles dias históricos nos quais o Presidente Kim Il Sung nos recebeu calidamente e deu instruções valiosas.

O Presidente Obiang está enviando todos os anos cestos de flores em nome do Partido Democrático da Guiné Equatorial à nossa embaixada na Guiné Equatorial com motivo das principais ocasiões, como o Dia do Sol e o Dia da Fundação da RPDC, e está expressando reiteradamente o sentimento de veneração infinita.

Os laços de amizade RPDC-Guiné Equatorial, que foram criadas na luta pela construção de uma nova sociedade independente e continuadas invariavelmente com base na sinceridade e no dever moral, serão eternas junto com o transcurso do tempo.

Estou convencido firmemente de que as relações de amizade e cooperação entre a RPDC e Guiné Equatorial, que gozam de uma longa história e excelente tradição, se fortalecerão e desenvolverão continuamente através dos séculos e gerações de acordo com a demanda da nova era sob a atenção do estimado camarada Kim Jong Un e do Presidente Obiang Nguema Mbasogo.

Kwak Ji Hwan, ex-embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular Democrática da Coreia na República da Guiné Equatorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário