sábado, 21 de janeiro de 2023

O aumento dos gastos de defesa é um ato que se opõe à opinião pública


Apesar do forte rechaço do interior e exterior do país, o governo japonês tenta aumentar forçadamente os astronômicos gastos militares fazendo uso do imposto muito cruel sobre seus cidadãos.

O governo japonês revisou os 3 documentos de segurança como a “estratégia de segurança nacional” em dezembro do ano passado e decidiu aumentar consideravelmente os gastos de defesa a mais de 2% do PIB dentro de 5 anos.

A decisão do governo japonês de aumentar seus gastos de defesa está causando forte vigilância e preocupação dos países vizinhos desde seu anúncio.

No interior do Japão também se manifesta o desgosto pelo fato de que o governo tenta obter a fonte financeira mediante o método do aumento unilateral do imposto de pessoa jurídica, impostos de renda e imposto de cigarros em uma situação na qual não explicou suficientemente sobre o assunto do aumento de gastos militares, nem ganhou a compreensão dos habitantes.

O povo japonês deseja urgentemente a reabilitação econômica e a estabilidade da vida e não o aumento dos gastos militares porque as condições de vida pioram a cada dia mais devido à contração das atividades sociais e econômicas gerais, o aumento dos preços, etc. provocados pela calamidade da pandemia maligna que dura alguns anos.

Como é reconhecido pelo mundo, a situação de confrontação militar na região do nordeste asiático está agravando-se sem precedentes por causa da estratégia hegemonista dos EUA, e o imprudente aumento de gastos militares do Japão está piorando ainda mais a situação regional.

O fato de que o Japão tenta aumentar forçadamente os gastos de defesa de um montante astronõmico para possuir armas ultramodernas de ataque preventivo contra os países vizinhos é um ato que põe lenha na fogueira e destrói a paz e segurança da região.

O evidente é que o aumento dos gastos militares do Japão cria a instabilidade da região e obscurece a perspectiva da reabilitação econômica do Japão e provoca penúrias excessivas aos habitantes em vez de melhorar o ambiente de segurança do Japão.

Seria bom que o governo japonês recordasse a lição da história de que se continua recorrendo à política antipopular contra a opinião pública será provocada uma consequência trágica.

Ri Pyong Dok, investigador do Instituto de Estudo sobre o Japão do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário