quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Informe sobre o trabalho do Conselho de Ministros no ano passado e suas tarefas para este ano


O deputado Kim Tok Hun, Primeiro-Ministro da República Popular Democrática da Coreia, apresentou ante ao 8º período de sessões da XIV legislatura da Assembleia Popular Suprema da RPDC o informe sobre o trabalho do Conselho de Ministros em Juche 111 (2022) e suas tarefas para Juche 112 (2023).

O orador adiantou que no ano passado o Conselho de Ministros organizou e executou os trabalhos para materializar a política econômica do Partido tomando como tarefa principal pôr a economia nacional na órbita normal e oferecer uma vida estável e melhorada aos habitantes, ao ativar a produção atual em todos os setores dela e impulsionar com mais vigor o reajuste e reforço, segundo o programa de implementação da construção socialista apresentado pelo Partido, e continuou:

"Sob a sábia direção do Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un, o povo coreano logrou no ano passado os êxitos notáveis na construção econômica e no melhoramento da vida da população superando toda classe de desafios e ameaças sem precedentes na história.

Em pleno acato à resolução partidista, os ramos importantes da economia nacional se concentraram no reajuste e reforço de processos produtivos ativando a produção atual e, desta maneira, cumpriram o plano anual da economia nacional e prepararam os recursos valiosos para o desenvolvimento econômico.

No ano passado, foram levantadas por todas partes do país as criações monumentais em harmonia com o panorama da pátria próspera e foi demonstrada patentemente a potencialidade de desenvolvimento da RPDC, ao serem desenvolvidas sem cessar obras grandiosas de construção apesar das provas e dificuldades inauditas.

Graças à solicitude do Partido, foi preparada a garantia legal para assegurar às crianças melhores condições de criação, foi consolidada em escala nacional a base material e técnica de produção de artigos lácteos e foram fornecidos à população infantil de todo o país os produtos lácteos e outros alimentos nutritivos.

Com motivo do novo ano letivo, foram oferecidos aos alunos das escolas primárias, secundárias básicas e superiores e aos universitários de todo o país os novos uniformes, mochilas, sapatos e artigos escolares.

No ano passado, o setor de ciências e tecnologias contribuiu ao desenvolvimento econômico do país ao cumprir o plano estatal desta matéria, que inclui projetos importantes de investigação científica, em acato à resolução da IV Reunião Plenária do VIII Período do CC do PTC.

Também foi logrado um avanço no trabalho para a transição da economia nacional à fase de desenvolvimento estável ao renovar decisivamente a administração econômica.

Mesmo em meio à crise estatal criada pelo surto da COVID-19, o povo coreano assegurou a unanimidade voluntária de ações segundo as políticas profiláticas mais oportunas e científicas apresentadas pelo partido e superou em curto tempo o maior flagelo depois da fundação do país com a mobilização e a resistência, de maneira que foi lograda uma grande vitória digna de ser registrada com letras douradas na história mundial da saúde pública.

Os êxitos logrados no ano passado na construção econômica socialista são frutos valiosos da guia destacada e provada do grande PTC e da luta inflexível do povo coreano sempre fiel ao chamado desta organização.

Em 2022, o Conselho de Ministro cometeu alguns erros na luta para materializar as resoluções das IV e V Reuniões Plenárias do VIII período do CC do PTC.

Se apresenta diante de nós este ano a honrosa missão de glorificar 2023, ano do 70º aniversário da vitória na Guerra de Libertação da Pátria e o 75º da fundação da RPDC, como o de grandes mudanças no trajeto de desenvolvimento da RPDC redobrando o ânimo de luta do ano passado.

Este ano, o Conselho de Ministros se esmerará na organização e comando dos trabalhos econômicos ao tomar como tarefa principal terminar no principal o plano de reajuste e reforço, decidido pelo Congresso do Partido, ativando a produção de todos ramos e entidades.

Procurará alcançar os índices econômicos e as 12 metas principais, que correspondem este ano aos distintos setores da economia nacional, e trabalhará com empenho para estender o cumprimento do plano deste ano ao da estratégia de desenvolvimento econômico de mediano e longo alcances.

No ramo da indústria metalúrgica se normalizará a operação dos existentes processos de produção das fábricas metalúrgicas e serão completados no principal o reajuste e reforço das minas e das fundições de ferro e aciarias.

A indústria química normalizará em alto nível a produção de artigos químicos ao manter e reparar os processos e equipamentos de produção ao assegurar seu pleno funcionamento e impulsará vigorosamente as obras importantes como a fundação da indústria química de C1.

A indústria elétrica produzirá eletricidade ao coordenar de modo ativo a geração hidrelétrica e a termelétrica concentrando as forças na reparação de equipamentos e na melhora de sua eficácia e aumentará a capacidade geradora e a de transmissão e distribuição de energia elétrica para satisfazer as demandas perspectivas da economia nacional.

Serão tomadas medidas estatais para assegurar os equipamentos, materiais e fundos necessários à produção de carvão e à vida dos mineradores de carvão e será aumentada decisivamente a produção carbonífera ao priorizar a exploração e perfuração e introduzir racionais métodos de extração.

Na indústria extrativa serão reforçadas as bases produtivas das minas e das fundições de metais não ferrosos e será incrementada a produção ao dar prioridade ao abastecimento de matérias-primas e materiais.

A indústria mecânica impulsionará sem cessar os projetos de elevar o nível de modernização das fábricas do ramo e, ao mesmo tempo, aumentará a produção de máquinas imprescindíveis para vários setores da economia nacional e desenvolverá novos e modernos equipamentos mecânicos.

O setor de transporte cumprirá o plano de transporte de cargas, incluso o ferroviário, e o domínio de silvicultura consolidará sua base material e técnica pondo empenho em completar o plano de produção de madeiras e o de criação de zonas florestais.

No ramo de construção e da indústria de materiais de construção, serão impulsionadas com dinamismo as obras de grande relevância para o desenvolvimento da economia nacional e a elevação do padrão de vida da população tais como a construção do distrito residencial de Hwasong na cidade de Pyongyang e a de moradias rurais e se esforçará para criar nova capacidade produtiva de cimento para garantir a construção de objetos importantes e a rural.

O setor agrícola incrementará a produção de sementes com alta resistência às condições climáticas desastrosas anormais e alto rendimento por hectare, introduzirá diversos métodos e tecnologias de cultivo adequados às condições climáticas e meteorológicas do país e se concentrará na fabricação e reparação de máquinas agrícolas e no reforço do sistema e instalações de irrigação.

Serão mantidos os 4 elos do desenvolvimento da criação de animais para incrementar a produção de carne, ovos e produtos lácteos e se concentrará no cultivo de frutas, hortaliças, cogumelos e plantas de uso industrial como as oleaginosas e sacaríferas a fim de fazer aporte à vida alimentar do povo.

A indústria leve e a local produzirão segundo seus planos os artigos da indústria leve enfocando-se em melhorar decisivamente a qualidade dos artigos de consumo, elevarão a porcentagem de uso das matérias-primas e materiais domésticos e promoverão ativamente a manutenção e o reforço dos processos produtivos.

Em virtude da política do Partido sobre a criação das crianças, serão fornecidos normalmente a toda a população infantil os produtos lácteos, laminaria, frutas e outros alimentos nutritivos.

Se procurará que o sector pesqueiro acelere a modernização e reparação de barcos e implementos de pesca e empreende em grande medida a campanha de captura e a piscicultura e cultivo marítimo.

Serão tomadas as medidas substanciais para revitalizar o comércio em função de melhorar o serviço comercial pelo fomento do bem-estar do povo.

Os ramos de administração territorial e urbanismo darão bom impulso aos trabalhos para renovar a fisionomia do território nacional e melhorar o ambiente ecológico do país e se esforçarão para oferecer aos habitantes as condições e ambiente de vida mais cômoda e culta priorizando a reparação de moradias e edifícios públicos e o abastecimento de água de uso diário.

Seguirão se esforçando para elevar decisivamente o nível das ciências e tecnologias em seu conjunto, melhorar a estrutura, conteúdos e métodos de ensino e otimizar sem interrupção a qualidade de serviços médicos mediante o bom impulso da construção da cultura socialista.

Como comando econômico do país, o Conselho de Ministros administrará de maneira unificada a economia nacional e a desenvolverá de maneira estável e sustentável ao buscar e aperfeiçoar os métodos otimizados a respeito que convenham às demandas reais e aos princípios científicos.

Ao completar a capacidade do Estado de enfrentamento à crise com o propósito de superar a contingência sanitária e a de desastres naturais, serão garantidas a defesa da segurança da Estado e do povo e a construção socialista."

Por fim, o Primeiro-Ministro expôs a decisão de cumprir incondicionalmente as tarefas programáticas, apresentadas na VI Reunião Plenária do VIII Período do Comitê Central do PTC, tendo sempre em mente a esperança do partido e do povo que lhe encarregaram o trabalho econômico do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário