sábado, 26 de fevereiro de 2022

Kwanongsocho


Se trata de um livro antigo referente aos avançados métodos de cultivo e técnicas agrícolas do país e dos problemas políticos acerca da agricultura, escrito por Pak Ji Won, um dos adeptos da escola de Silhak do século XVIII. Possui 6 volumes.

Em sua parte dianteira há a introdução e as doutrinas sobre a agricultura de vários personagens, e na posterior, a opinião do autor contra o aumento da grande propriedade de terra.

O livro é composto totalmente de 13 partes, em que se narram o método de prever mudanças climáticas através de distintos sintomas dos fenômenos naturais, a espécie de arrozais e método de seu arado, o método de medição de terras cultivadas, a história, o método de fabricação e utilização, superioridade e defeito de ferramentas agrícolas de 29 espécies, as considerações técnicas nos arados primaveral e outonal (profundidade e umidade da terra, etc.), o princípio e método de estrumação da terra, os métodos de fertilização, a irrigação e o aproveitamento de águas, a seleção de sementes de boa variedade e sua influência à colheita, os métodos para obter rica colheita valendo-se das características de cada cereal, as variedades de cereais, os métodos avançados de capina e prevenção de enfermidades por insetos nocivos, o método de colheita outonal, o método de criação de bois e medicamentos para curar suas enfermidades, etc.

Este clássico serve de dado precioso para estudar o nível de técnicas agrícolas e os êxitos alcançados na Coreia naquele tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário