terça-feira, 10 de setembro de 2019

Sejam quadros do Interior fiéis à pátria e povo


Discurso de felicitação pronunciado na cerimônia de graduação da primeira turma da Escola Central de Quadros de Segurança do Ministério do Interior, 19 de setembro de Juche 37 (1948)

Camaradas graduados:

Em nome do Comitê Central do Partido e do Governo da República, saúdo-os calorosamente neste dia em que tem a honra de ser os primeiros graduados da Escola Central de Quadros de Segurança do Ministério do Interior, assim como a todo o corpo docente e auxiliar que lhes prestou incansáveis serviços para orientá-los e ensiná-los.

Esta Escola foi fundada com o fim de formar quadros excelentes de nível médio, preparados no político-ideológico e no militar-profissional para os organismos do Interior. O fato de que homens competentes, instruídos no político e militar-profissional nesta Escola, sejam promovidos como quadros de organismos do Interior tem grande importância para reforçar o labor desses organismos, consolidar e desenvolver mais a base democrática. É muito grande a esperança que a pátria e o povo depositam em vocês, camaradas. Confio e desejo de todo coração que respondam a esta esperança e cumpram perfeitamente com seu dever.

Antes de tudo, devem ser funcionários do Interior genuinamente populares, autênticos servidores do povo que amem fervorosamente a pátria e o povo, lhes consagrando seu todo.

Nossos organismos do Interior, diferente dos organismos policíacos dos países capitalistas, que protegem os interesses da ínfima minoria de latifundiários e capitalistas, são entidades autenticamente populares que, integrados pelos filhos e filhas de operários e camponeses, defendem os interesses destes e de outros setores do povo. Compreendido bem o caráter popular dos organismos do Interior vocês se mostrarão intransigentes na luta contra os inimigos que violam os interesses do Estado e do povo, e serão ilimitadamente fiéis a este. Trabalharão sempre apoiando-se no povo, deverão ensinar-lhe, aprendendo ao mesmo tempo com ele, e se esforçarão constantemente para dispor de um estilo de trabalho popular, o mais modesto e simples.

Por outra parte, deverão em todo momento manter alta la vigilância revolucionária para frustrar resolutamente qualquer maquinação subversiva do inimigo.

Se o Exército Popular tem, em caso de guerra, a missão de proteger o Partido e a Pátria da invasão armada dos agressores estrangeiros, os organismos do Interior assumem a tarefa de defender constantemente nosso Partido e o Governo da República, proteger a vida e os bens do povo contra agressões de toda índole, tanto de inimigos nacionais como estrangeiros, assim como preservar a ordem social.

Agora os imperialistas estadunidenses, que ocupam a Coreia do Sul, se esforçam virulentamente, valendo-se de todos os meios e métodos possíveis, para converter nosso país em sua eterna colônia. A fim de ocupar a parte Norte da República e destruir os êxitos que o povo logrou ao preço de tanto sangue e suor com as reformas e a construção democráticas, seguem enviando espiões, elementos subversivos e sabotadores, enquanto perpetram nas zonas do Paralelo 38 frequentes provocações armadas sob esporas da camarilha de Syngman Rhee. Vocês devem defender com firmeza as costas, a linha de demarcação e as zonas fronteiriças da pátria para descobrir a tempo os inimigos que se infiltrem no interior.

O inimigo não está somente no exterior mas também no interior. Os latifundiários, privados da terra, elementos pró-japoneses e traidores da nação, confabulados com forças estrangeiras, buscam a oportunidade para derrubar o Poder popular e restaurar o antigo regime. Vocês devem implantar uma rigorosa ordem social para deter até o último inimigo que manobra disfarçado entre a população, não dando-lhe nenhuma possibilidade de instalar-se.

Ademais vocês devem elevar sem cessar o nível político e profissional.

Os conhecimentos que vocês adquiriram na Escola não passam de uma base para seu labor futuro. A sociedade se desenvolve e a situação muda incessantemente. No curso das atividades posteriores possivelmente tropeçarão com situações imprevistas e com muitos problemas difíceis e complexos. Portanto, para não ficar pra trás no desenvolvimento da realidade e resolver com iniciativa os problemas que surjam em qualquer situação, devem seguir estudando com aplicação, preparando-se melhor no político-ideológico e militar-profissional, sem sentir-se satisfeitos com os conhecimentos adquiridos na Escola. Tem que estudar a fundo o marxismo-leninismo e a política de nosso Partido, saber materializá-los na vida prática e dotar-se firmemente com o nobre espírito patriótico e do internacionalismo proletário. Devem fazer ingentes esforços para assimilar a técnica militar e os conhecimentos profissionais que lhes permitam efetuar com habilidade o labor de segurança, inspeção e proteção, e possuir ótimas condições físicas para vencer o inimigo no combate.

Tem que ensinar de bom grado os conhecimentos adquiridos na Escola aos subalternos. Carecemos de possibilidade para instruir nesta Escola todo o pessoal do Interior do país. Se cada um dos graduados ensina com responsabilidade um subalterno, no fim das contas, isto significaria fazer duas promoções de graduados em um só curso nesta Escola. Uma vez em seus postos de serviço deverão orientar devidamente seus subalternos para que se tornem competentes funcionários do Interior. Devem, ademais, aperfeiçoarem-se constantemente na arte de direção, estimar seus subalternos com sentimento de camaradagem e orientá-los para que cumpram bem com seu dever.

Espero que os professores e empregados, com a experiência da haver formado a primeira turma, façam todo o que esteja a seu alcance para formar, melhor e em maior número, quadros destinados a organismos do Interior, fiéis ao Partido e ao povo. Para prepará-los bem é preciso elevar ainda mais a qualidade do labor docente-educativo e ensinar-lhes matérias vivas e úteis. Para isso é necessário intensificar a educação na política do Partido e melhorar ininterruptamente o método de docência. Ao mesmo tempo, os professores devem fazer esforços incansáveis para se superar.


Espero que os camaradas graduados, professores e empregados tenham maiores êxitos em seu labor posterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário