segunda-feira, 23 de setembro de 2019

A maior floresta tropical coberta por chamas


Há poucos sinais de que as chamas irão diminuir na floresta tropical amazônica que é conhecida como "pulmão da Terra".

Segundo dados de satélite, a área florestal da Amazônia está desaparecendo gradativamente.

Somente em junho deste ano, foram perdidos cerca de 1.000 quilômetros quadrados de floresta tropical, quase o tamanho do Rio de Janeiro, a segunda maior cidade do Brasil. Em agosto, 78.000 incêndios eclodiram, 84% a mais que no ano passado.

Os moradores de Rondônia, na fronteira com a Bolívia, dizem que os incêndios ocorrem todos os anos, mas nunca foram tão devastadores como este ano.

Os ambientalistas argumentam que o clima extremo aparecerá com mais frequência em muitas partes do mundo e até desaparecerá das mudanças de estação, se a floresta amazônica continuar sendo destruída como agora.

Os analistas preveem que é improvável que o desastre seja resolvido facilmente.

A realidade do Brasil mostra o porquê.

O Brasil, que responde por cerca de 60% da área da floresta tropical amazônica, tem buscado ativamente projetos para proteção florestal após a crescente conscientização ambiental em todo o mundo durante o período passado.

Foram promulgadas leis para impedir a destruição de florestas e o trabalho com equipamentos de apoio, além de fortalecimento do controle organizacional.

Também alcançou certas conquistas. Mas o incêndio na região amazônica não foi completamente contido pelos projetos.

Os incêndios na floresta amazônica costumam ocorrer durante o processo de lavoura. Os madeireiros (grileiros) cortam as árvores e queimam o local e depois se apropriam da terra ou as vendem de forma ilegal.

Enquanto isso, algumas pessoas criticam o "rigoroso controle de supervisão".

Alguns argumentam que o desmatamento da Amazonas, e não a extração ilegal de madeira, daria vitalidade econômica e renda àqueles que vivem na região.

Além disso, alguns estudiosos unem forças para dizer que "O conceito de 'pulmão da Terra' é um conceito do passado" e que a Amazônia não é tal "pulmão".

A floresta tropical amazônica cobre um território de ‎5 500 000 quilômetros quadrados e está distribuída em 9 países.

Segundo os dados, a floresta amazônica absorve cerca de dois terços do dióxido de carbono emitido por todos os carros ao redor do mundo a cada ano, o que não apenas protege o ambiente ecológico da Terra, mas também tem um enorme impacto no clima.

Portanto, a floresta amazônica é um grande benefício para os seres humanos.

Organizações internacionais, organizações não-governamentais e vários países estão exigindo medidas urgentes para salvar a floresta amazônica o mais rápido possível.

Repórter da sede, Ra Myong Song (Rodong Sinmun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário