terça-feira, 10 de setembro de 2019

Avancemos todos em direção à construção de uma Coreia democrática, unidos firmemente em torno do Governo da República


 Discurso pronunciado ante à uma concentração de massas da cidade de Pyongyang para celebrar a fundação da República Popular Democrática da Coreia, em 12 de setembro de Juche 37 (1948).

Queridos habitantes da cidade de Pyongyang;

Operários, camponeses, empregados; trabalhadores da cultura e estudantes;
Industriais, comerciantes ereligiosos:

O governo central da República Popular Democrática da Coreia, esperado tão ansiosamente por nossa nação, foi fundado com o fervente apoio e beneplácito de todo o povo coreano.

Em nome do Governo da República, permita-me manifestar meu sincero agradecimento a todos os cidadãos —homens e mulheres, idosos, adultos e crianças— reunidos aqui para apoiar e saudar com grande entusiasmo patriótico e júbilo nacional este Governo central da República, primeiro na história de nossa nação, e expressar sua confiança aos membros do mesmo.

Queridos cidadãos:

A formação do Governo da RPDC é uma nova página brilhante na história de luta de nossa nação para edificar um Estado soberano e independente. Desde agora, nosso povo, como nação digna que tem seu próprio Governo, contará sempre com sua proteção, gozará de prestigio, dos direitos e da honra de ser cidadão da República Popular Democrática da Coreia.

Durante 36 anos nossa nação, escravizada como uma colônia, privada do país, foi vítima de insuportável ultraje, exploração e opressão. Uma vez emancipado da dominação colonial do imperialismo japonês, o povo coreano, para não repetir este triste caminho, empreendeu, desde então até hoje, a grande obra de edificação de um Estado democrático, soberano e independente, ao mesmo tempo que lutava resolutamente contra as forças reacionárias internas e externas.

A fundação da RPDC e a formação do Governo central são resultado da luta unida do povo da Coreia do Norte e do Sul pela reunificação, liberdade e independência da pátria, assim como uma grande vitória histórica de nosso povo.

As perspectivas de nossa flamante República são prometedoras; é aberto à nossa nação um caminho de vitórias. O Governo da República canalizará seus máximos esforços para a prosperidade de nossa pátria e por um futuro feliz para nossa nação, e saberá responder fielmente à confiança que vocês depositaram nele.

Todas nossas vitórias e a felicidade não foram logradas por si só mas conquistadas com nossos próprios esforços e com nossa luta. Na atualidade, o Governo da República e nosso povo defrontam uma magna tarefa histórica que devem cumprir, custe o que custar, superando múltiplas dificuldades. Como dizia o Programa Político do Governo da República, já publicado, temos que lograr a reunificação, a liberdade e a independência da pátria, realizar também na parte Sul do país as grandes reformas democráticas efetuadas na parte Norte depois da libertação e garantir a nossos compatriotas que vivem na parte Sul da República a liberdade e a felicidade que os norte-coreanos desfrutam hoje. Devemos converter nossa pátria em um Estado democrático e independente, próspero e civilizado, erradicando para sempre os remanescentes da longa dominação colonial do imperialismo japonês em todas as esferas: política, econômica e cultural, procurar que nosso povo entre na arena mundial com os mesmos direitos que os povos do mundo inteiro amantes da liberdade.

Para realizar esta missão histórica não basta somente proclamar a República e formar seu Governo. Para reunificar e fazer próspera a pátria é preciso que todo o povo coreano se una firmemente em torno do Governo da República, respalde as medidas que ele adote, e consagre todo seu entusiasmo patriótico e esforços para cumpri-las.

O governo títere, liderado pelo vende-pátria Syngman Rhee, e os pró-japoneses, os traidores da nação e os especuladores políticos da Coreia do Sul estão chocados com a forte resistência do povo. O povo coreano jamais perdoará esta camarilha vende-pátria e a combaterá sem trégua.

A população sul-coreana reclama a implementação de reformas democráticas iguais às efetuadas na Coreia do Norte e luta por sua realização. Baseado em seu Programa Político, o Governo da RPDC levará a cabo, custe o que custar, as reformas democráticas na Coreia do Sul e dará a seus habitantes liberdade, direitos e felicidade.

A história testemunhou que o Estado e o governo estabelecidos pelo próprio povo e que estando a seu serviço desfrutam de seu apoio absoluto, saíram sempre vitoriosos.

Estou seguro de que nosso Governo central, criado pelo próprio povo, ao que serve, e que conta com seu ativo apoio, cumprirá fielmente com a sagrada e honrosa missão nacional que lhe cabe na luta pela reunificação e liberdade de nossa pátria.

Todos, unidos com firmeza em torno do Governo da República, marchemos adiante para a edificação vitoriosa da Coreia democrática!

Viva a República Popular Democrática da Coreia!


Viva o povo coreano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário