domingo, 29 de setembro de 2019

Chefe de delegação coreana expõe a decisão de desenvolver relações com países do MPNA



O chefe da delegação da República Popular Democrática da Coreia pronunciou um discurso na reunião de chanceleres do Movimento dos Países Não Alinhados, efetuada no dia 26 no período da 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

"Desde a aparição do unilateralismo com o fim da Guerra Fria entre o Oriente e o Ocidente, predomina a política da força na arena internacional e são cometidas incessantemente as intervenções, ameaças e guerras de agressão contra os países não alinhados", revelou o orador.

"Em particular, deixou uma página vergonhosa na história da ONU a invasão armada ao Iraque, provocada segundo a farsa de 'posse de armas de extermínio massivo', orquestrada pelo Conselho de Segurança da ONU.

Na atualidade em que se tornam mais aberto o despotismo e as arbitrariedades originados do unilateralismo, este incidente nos ensina uma séria lição que os países soberanos jamais devem esquecer."

Ratificou que sem frear o unilateralismo, não se pode estabelecer as imparciais relações e ordem internacionais baseadas no princípio de respeito à soberania, integridade territorial, não-intervenção nos assuntos internos e igualdade.

Destacou que a delegação coreana espera que os países não alinhados ponham em prática o tema da presente sessão: "Defendamos o principio de soberania e independência política para manter a paz e a segurança do mundo e fomentar as relações de amizade e a cooperação entre os Estados", para fazer contribuição ao fortalecimento do MPNA na atual situação internacional.

"O mais importante para fortalecer o MPNA é lograr a unidade dos países membros", destacou.

Mencionou que com motivo da XVIII Cúpula do MPNA, a delegação coreana propôs as medidas práticas para ativar o MPNA, inclusive o tema de instituir a insignia e a bandeira do Movimento conforme seu caráter como poderosas forças independentes e antiimperialistas, as pacifistas anti-guerra, e no principio de fortalecer a unidade e solidariedade.

Por último, reiterou a posição do governo da RPDC de manter invariavelmente o nobre ideal e principio do MPNA, fortalecer ainda mais a unidade do Movimento e fomentar as relações de amizade e cooperação com seus membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário