segunda-feira, 12 de março de 2018
Tonguibogam
Tonguibogam é um manual médico tão bom quanto uma enciclopédia que compreende os sucessos da medicina Koryo (medicina coreana tradicional) alcançada no século XVI. É considerado como um dos três clássicos da medicina Koryo da Coreia, juntamente com Uibangryuchwi e Hyangyakjipsongbang. Ho Jun, um renomado médico da Dinastia Feudal Joson (1392-1910), compilou o livro de 1596 a 1610 e publicou em 1613 com base em suas longas experiências clínicas e referindo-se a centenas de livros médicos nacionais e estrangeiros.
O Tonguibogam consiste em 25 volumes: dois volumes de conteúdo, quatro volumes sobre órgãos internos, quatro volumes em sobre partes externas, onze volumes sobre várias doenças, três volumes sobre decocção e um volume de acupuntura e moxabustão.
Os volumes nos órgãos internos lidam principalmente com as funções fisiológicas das cinco vísceras e seis entranhas e doenças relevantes, e as que ocorrem nas partes externas com as doenças externas e as doenças otorrinolaringológicas e oftalmológicas. Os primeiros nove volumes sobre várias doenças são dedicados à explicação de métodos de exame médico, etiologia e sintomas, tratamento e prescrições relativas a diferentes doenças internas que não são mencionadas nos volumes sobre órgãos e partes internas e externas. O décimo volume aborda a obstetrícia e ginecologia e o 11º pediatria. Os volumes de decocções descrevem mais de 1 400 tipos de medicamentos Koryo utilizados na Coreia naqueles dias - sua eficácia e indicações, métodos de extração e processamento dos materiais relevantes e até mesmo seus habitats. O volume de acupuntura e moxabustão trata de como aplicar acupuntura e moxabustão, os pontos para acupuntura e indicações relevantes.
O livro que descreve os métodos de tratamento médico e as prescrições criadas e desenvolvidas para se adequar aos modos de vida e constituições dos coreanos foi reimpresso várias vezes, por exemplo, em 1814 e 1874, e suas versões chinesa e japonesa foram publicadas em várias ocasiões na China e no Japão. O livro desenvolveu a medicina Koryo naqueles dias, e por sua precisão científica e utilidade, ainda é uma grande ajuda para o desenvolvimento da ciência médica coreana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário