terça-feira, 5 de novembro de 2024

O desastre industrial que causou as mais graves perdas de vidas - o desastre de Bhopal

Conhecimentos gerais internacionais.

Na noite de 3 de dezembro de 1984, por volta da meia-noite, ocorreu em Bhopal, na Índia, um acidente de vazamento de substâncias químicas tóxicas que surpreendeu o mundo. Gases tóxicos foram liberados de uma fábrica de pesticidas de uma empresa estadunidense situada na cidade.

Os 40 toneladas de gás tóxico armazenados nos tanques da fábrica vazaram rapidamente, sufocando os cidadãos de Bhopal que estavam dormindo. 3.500 pessoas perderam a vida e mais de 200.000 pessoas foram afetadas. A maioria das vítimas fatais por asfixia devido ao gás eram mulheres, crianças e idosos. Como resultado da exposição ao gás, muitas pessoas ficaram cegas, se tornaram deficientes permanentes, ou desenvolveram doenças pulmonares. Após o acidente, a taxa de nascimentos de crianças com deficiências congênitas e a taxa de abortos espontâneos entre as grávidas aumentaram drasticamente em Bhopal.

O desastre de Bhopal, que surpreendeu o mundo inteiro, não foi um acidente casual. Foi o resultado da irresponsabilidade da empresa, cujo único foco era o lucro, cegando-os para os riscos e consequências.

A empresa estadunidense construiu sua fábrica na cidade de Bhopal, na Índia, em uma área residencial onde moravam muitas pessoas. Desde o início, o local da fábrica foi escolhido de forma errada, em desacordo com as normas.

Além disso, não foram tomadas as medidas adequadas de prevenção de acidentes, compatíveis com a natureza da fábrica de pesticidas.

Neste local, vários acidentes ocorreram após o início das operações da fábrica, resultando em mortes. No entanto, a empresa ignorou esses incidentes e não implementou adequadamente um sistema de alerta.

Naquela época, um residente que trabalhou nesta fábrica disse o seguinte:

"O sistema de alarme não estava funcionando há muito tempo, mas a empresa não tomou nenhuma medida. Originalmente, havia um dispositivo de alarme instalado para alertar sobre vazamentos de gás, mas quatro meses antes do acidente, ele foi substituído por um alarme que não fazia som, pois vários pequenos vazamentos de gás haviam ocorrido, acionando o alarme."

A empresa, obcecada apenas pela busca de lucros, negligenciou as medidas de segurança e, em vez de tomar providências adequadas, instalou um alarme sem som, alegando que o barulho dos alarmes em acidentes menores estava causando desconforto. Como resultado, durante o acidente, o sistema de alarme da fábrica não funcionou. E foi assim que ocorreu um desastre inimaginável.

O desastre de Bhopal, que causou as maiores perdas de vidas do século XX, denuncia de forma clara a desumanidade dos grandes capitalistas monopolistas obcecados apenas pelo lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário