sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Cooperação multilateral para promover a estabilidade e o desenvolvimento regional


Com o crescente desejo dos países de seguir o caminho do desenvolvimento independente, a cooperação e colaboração mútua em escala global têm se intensificado cada vez mais.

Desde o dia 9, foi realizada na cidade russa de Sochi a primeira reunião de alto nível de parceria Rússia-África.

Na reunião, que contou com a participação de cerca de 1.500 representantes de 54 países, incluindo ministros de mais de 40 países africanos, foram discutidos temas como o fortalecimento da cooperação no desenvolvimento socioeconômico e na luta contra o terrorismo. Foi emitida uma declaração conjunta, na qual se enfatizou a importância de expandir o uso de moedas nacionais no comércio e nas transações financeiras. A declaração também incluiu a criação de um mecanismo de diálogo de alto nível e um espaço comum de informações para enfrentar o terrorismo e o extremismo, entre a Rússia e os países africanos.

Especialistas afirmam que a reunião, realizada em um momento em que a comunidade internacional busca firmemente um mundo multipolar, abriu uma nova fase de cooperação entre a Rússia e o continente africano.

Por outro lado, a Rússia anunciou que concluiu a primeira fase da integração oficial de seu sistema de pagamento "Mir" com o sistema "Shetab" do Irã. Com isso, os cidadãos iranianos poderão converter os fundos de seus cartões bancários iranianos em dinheiro na Rússia. Na segunda fase, os viajantes russos poderão usar o cartão de pagamento "Mir" no Irã, e, na fase final, os cartões bancários iranianos poderão ser usados nas lojas russas. Atualmente, a ilha de Maurício também está promovendo a introdução do sistema de pagamento "Mir" da Rússia em seu país.

A cooperação entre os países do Oeste Asiático também está se intensificando.

No dia 13, foi realizada uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores da Índia e o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, na capital indiana, Nova Délhi. Durante a reunião, as duas partes discutiram questões para fortalecer a relação de parceria estratégica em várias áreas, incluindo comércio, investimentos, energia, defesa, segurança, cultura e relações consulares.

O ministro das Relações Exteriores da Índia, durante a reunião, afirmou que a cooperação entre os dois países no combate ao terrorismo, ao extremismo e ao tráfico de drogas tem aumentado continuamente, e enfatizou a importância de expandir a cooperação para novas áreas, como comércio e investimentos.

Com a intensificação da situação no Oriente Médio, o Irã tem se empenhado em fortalecer a cooperação multifacetada com os países da região.

No dia 10, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, em encontro com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Arábia Saudita, destacou que a reunião entre os altos oficiais militares dos dois países para discutir a cooperação militar representa um avanço significativo nas relações bilaterais. Ele afirmou que há oportunidades para o fortalecimento da cooperação entre os dois países, ressaltando que os campos de defesa, intercâmbio militar e cooperação são diversos, e que a formação de uma relação de cooperação sólida entre os exércitos contribuirá para a segurança e o desenvolvimento da região.

No mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores do Irã realizou uma reunião em Teerã com o Conselheiro de Segurança Nacional do Iraque.

As duas partes enfatizaram que a segurança dos dois países está estreitamente interligada, reafirmando sua vontade de fortalecer ainda mais a cooperação em segurança. Em 2023, o Irã assinou um acordo de segurança com o Iraque, que inclui a desarmamento de grupos separatistas terroristas ativos no Iraque que se opõem ao Irã.

No dia 14, foi realizada a 10ª reunião do Comitê Estratégico Supremo entre Turquia e Catar.

Na reunião, que contou com a presença do Presidente da Turquia e do Emir do Catar, foram discutidas as relações estratégicas bilaterais entre os dois países, abrangendo diversas áreas. A cooperação mútua foi revisada em setores como comércio, investimentos e energia. Imediatamente após a reunião, os dois países assinaram oito acordos em áreas como comunicação e mídia, bem como cooperação militar.

A cooperação e colaboração multilateral entre os países, que avança de forma dinâmica, têm se tornado um espaço importante para defender a segurança regional e impulsionar vigorosamente o desenvolvimento independentes dos países.

Un Jong Chol

Nenhum comentário:

Postar um comentário