terça-feira, 25 de abril de 2023

Declaração de Im Chon Il, vice-ministro das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia


Hoje celebramos significativamente o 4º aniversário do encontro entre o camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, e Sua Excelência Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa, em Vladivostok.

A histórica visita do camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da RPDC, à Rússia e a Cúpula RPDC-Rússia realizadas em abril de 2019 constituíram uma importante ocasião para consolidar ainda mais as relações amistosas entre os dois países que gozam de uma longa história e desenvolvê-las de maneira progressiva e em fortalecer os tradicionais laços de amizade RPDC-Rússia.

No encontro entre o camarada Kim Jong Un, Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da RPDC e Sua Excelência Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa, foram logrados preciosos acordos sobre o fortalecimento do intercâmbio de alto nível, o desenvolvimento da cooperação em vários setores e a intensificação da compenetração estratégica e da cooperação tática no caminho para assegurar a paz e a segurança do mundo.

Graças à histórica Cúpula em Vladivostok, as relações RPDC-Rússia acolheram um novo período de apogeu e, somente em 2019, o ministro do Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico, o vice-ministro da Defesa da Rússia, as delegações do Ministério das Relações Exteriores e das principais agências de imprensa visitaram nosso país, e o presidente da Assembleia Popular Suprema, o vice-Primeiro-Ministro e a primeira vice-ministra das Relações Exteriores da RPDC realizaram visitas à Rússia e desta maneira foram realizados de modo ativo os intercâmbios das delegações de alto nível, os quais promoveram ativamente o desenvolvimento das relações bilaterais.

Embora tenha sido criada uma condição desfavorável que limitou os contatos e intercâmbios bilaterais desde 2020 devido à crise sanitária mundial, as colaborações estratégicas e táticas entre os dois países se estreitaram ainda mais e se elevaram a um nível mais alto tomando como pedra angular o acordo logrado na Cúpula RPDC-Rússia.

Hoje em dia, RPDC e Rússia, seguindo a tradição histórica de haver lutado ombro a ombro contra o inimigo comum, intensificam o apoio e solidariedade mútuos na luta para frustrar audazmente os perigos da guerra e as ameaças militares do exterior, defender a segurança, dignidade e paz do país e realizar a justiça internacional.

Desenvolver do ponto de vista estratégico as relações de amizade RPDC-Rússia, que têm uma longa história e tradição, conforme as demandas da época, constitui a firme posição do governo de nossa República.

As relações RPDC-Rússia, que foram continuadas e consolidadas sem mudança de cor mesmo em meio às tempestades da história, vencerão todos os desafios e dificuldades e manterão firmemente a natureza da amizade e cooperação sob as especiais atenções dos Máximos Dirigentes dos dois países.

Desejamos que o governo e povo russos, enfrentando resolutamente o hegemonismo, as arbitrariedades e as ameaças militares das forças hostis, logrem êxitos na defesa da segurança e dos interesses legítimos do país e na realização da meta para construir um Estado poderoso e próspero.

Pyongyang, 25 de abril de Juche 112 (2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário