quinta-feira, 8 de setembro de 2022

“Melhoremos a cultura do povo começando pela alfabetização!”


Esse lema foi lançado quando nosso país recém-liberado da ocupação militar do imperialismo japonês (15 de agosto de 1945) fervia pela construção da nova pátria.

Devido à cruel política de obscurantismo do império japonês, no norte da Coreia existiam mais de 2,3 milhões de analfabetos, o que constituía o maior obstáculo em fazer nosso povo participar ativamente na vida política e mobilizá-lo na construção da nova pátria.

O grande Líder camarada Kim Il Sung definiu a alfabetização como uma tarefa primordial da revolução cultural, apresentou o lema mencionado e fez com que todo o povo participasse nessa campanha.

Sob o plano e direção unificada do Estado, foram criadas por toda parte do país as escolas para adultos, enquanto os professores e os intelectuais estiveram entre as massas populares para empreender energicamente o movimento de alfabetização.

Durante a campanha invernal de alfabetização rural que durou de dezembro de 1946 a março do ano seguinte, foram organizados o comitês diretivos de alfabetização no centro, nas províncias, cidades, condados e cantões e o grupo de alfabetização nas comunas, e assim os analfabetos entre 12 e 50 anos de idade aprenderam o alfabeto coreano durante mais de duas horas por dia nas escolas, cujo número passou de 16 mil em escala nacional.

Todo o povo do país se levantou na campanha de alfabetização ensinando e aprendendo.

De acordo com a nova situação de que a revolução democrática antiimperialista e antifeudal foi concluída exitosamente e a revolução socialista entrou em nova etapa, foi estabelecido o novo sistema de educação para adultos e foram construídas escolas encaminhadas a reeducar os trabalhadores recém-alfabetizados.

A exibição de alfabetização que foi aberta nesse período constituiu uma ocasião importante para generalizar os êxitos e experiências logrados na alfabetização e ativar ainda mais a campanha.

Hoje, todos os trabalhadores da RPDC estão se desenvolvendo na construção socialista, possuindo conhecimentos multifacetados, realizações culturais e alta capacidade criativa sob o lema de tornar todas as pessoas bem versadas em ciência e tecnologia.

8 de setembro é o Dia Mundial da Alfabetização.

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário