segunda-feira, 26 de setembro de 2022

A conduta hipócrita dos países ocidentais vista através do problema da mudança climática


Hoje em dia, as anormalidades climáticas que se tornam cada vez mais frequentes por causa da rápida destruição do ambiente natural, tais como tufões, inundações, calor intenso, secas, etc., estão ameaçando seriamente a vida da humanidade.

O trabalho para proteger o ambiente da terra, base e berço da existência humana, necessita dos esforços genuínos não de só alguns países ou regiões particulares, mas de todos os países do mundo.

Porém as condutas hipócritas dos países ocidentais, que ignoram as demandas dos países em desenvolvimento enquanto perseguem somente seus interesses incluso na proteção ambiental, estão decepcionando todo o mundo.

Os países ocidentais, que somente no ano passado haviam proposto o investimento sobre os projetos dos países africanos relacionados com combustíveis fósseis tomando como pretexto a resposta à mudança climática, ao tropeçar com uma crise energética, mudaram suas posições antigas, incluindo os projetos de gás e energia nuclear nos setores de "investimento verde” e passaram a demandar aos países africanos que aumentem sua produção de gás natural.

A respeito de tal atitude contraditória dos países ocidentais, o ex-presidente do comitê econômico africano da ONU criticou como segue.

É algo absurdo que os países ocidentais, que antes exigiam aos países africanos que suspendessem seus desenvolvimentos de combustíveis fósseis, demandem a estes países que produzam mais gases para a Europa com motivo do começo da situação crítica da Ucrânia.

Por outra parte, na cúpula sobre a adaptação da mudança climática da África efetuada recentemente na Holanda, o Presidente de Senegal, Presidente da União Africana, expressou desgosto pelo fato de que os países ocidentais não participaram na reunião e apontou que o Ocidente, que destruiu o planeta, deve se responsabilizar financeiramente para enfrentar a mudança climática.

Ademais, o Presidente da República Democrática do Congo lamentou que os países africanos são os mais afetados pelas mudanças climáticas embora tenham mínima culpa por ela e expressou grande desgosto pelo fato de que os países do Ocidente, que são os maiores culpados pela mudança climática, não tenham participado na cúpula.

Atualmente, os países africanos dizem que embora a população do continente represente 17% da população mundial, sua emissão de gás de efeito estufa não passa de 4% de toda a quantidade emitida pelo mundo e demandam fortemente que os países ocidentais cumpram imediatamente a promessa do oferecimento de cem bilhões de dólares que eles já fizeram a respeito da mudança climática.

Todos os fatos demonstram claramente as hipócritas condutas dos países ocidentais que evadem a responsabilidade e o dever moral sobre a mudança climática que é um assunto iminente de suma importância para a existência da humanidade.

O trabalho de proteção do meio ambiente é um trabalho de toda a humanidade para assegurar a existência, desenvolvimento e futuro do ser humano.

Os países ocidentais, que são os principais responsáveis pela mudança climática da era moderna, devem tomar uma atitude correta sobre a proteção do meio ambiente e dedicar esforços sinceros no trabalho para enfrentar a mudança climática.

Jong Il Min, membro da Associação Coreia-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário